Assine nossa news

A tecnologia e os novos rumos da empregabilidade

Por: Ellen Santini,
Com o advento da Revolução Industrial, período de mecanização dos sistemas de produção (Século XVIII – Inglaterra), a utilização cada vez mais intensa das máquinas se deve ao propósito de poupar o tempo do ser humano.
Nos bancos escolares, docentes ressaltavam o período, que se tratou de um marco na história. Porém, enfatizavam que, ao mesmo tempo em que a modernidade auxiliaria o ser humano, este mesmo poderia construir o seu próprio oponente, pois as máquinas e/ou estruturas construídas contemplariam com melhor desenvoltura e menor custo, o trabalho antes desenvolvido pelas mãos humanas.
Anos se passaram e vivemos hoje a era da inovação tecnológica, das redes sociais e da internet como uma das principais ferramentas de informação, era onde a modernidade e as novas tecnologias impactam em todos os setores.

E no mercado, não poderiam seria diferente. Contrariamente do que diziam os estudiosos da Revolução Industrial, a modernidade não apenas criou oportunidades, mas ampliou as opções para profissionais ‘plugados com o futuro’.

Segundo especialistas, o mercado da tecnologia é o que mais cresce atualmente no mundo e contratará mais de 120 mil profissionais no Brasil até o ano de 2015.
E isso tudo tem uma explicação, pois a tecnologia não vai ser tratada separadamente e sim como uma forma de agregar valor aos setores já existentes.
Um exemplo é a área de saúde, que sofrerá severos e positivos impactos. E muito em breve, teremos a possibilidade de obter o carregamento de DNA de cada pessoa mapeado, para que assim que for necessária a compra de medicamentos, seja feito de forma adequada e especialmente feito para aquele DNA.
A verdade é que, as oportunidades existem e crescem a cada dia por meio da necessidade da modernização dos processos já existentes.
Porém, é necessário que os profissionais estejam conectados com as demandas tecnológicas alinhadas à informação de ponta. Informação, capacitação e atualização são as palavras chaves para os profissionais que desejam estar inseridos nesta nova realidade. A sorte está lançada. Novas oportunidades de trabalho são criadas a cada segundo, pois é de extrema importância deter o conhecimento em tempos onde a velocidade da informação se equipara a velocidade da luz e do som.
E você, vai ficar de fora?