Assine nossa news

Aprenda a desenvolver o capital psicológico positivo no dia a dia

 

 

Por Flora Victoria para o RH.com.br 

Hoje, voltarei ao tema do meu primeiro artigo. E o objetivo é simples e absolutamente necessário: oferecer caminhos práticos e, comprovados cientificamente, para o desenvolvimento do capital psicológico positivo dentro de sua empresa. Na abordagem anterior, contextualizei o surgimento do estudo, e agora avançaremos rumo às primeiras ações de desenvolvimento deste importante tema para a Gestão de Pessoas.

O PsyCap (sigla para a palavra capital psicológico) é a base da liderança positiva, e pode ser definido como um estado psicológico positivo de desenvolvimento, segundo o trabalho dos pesquisadores Fred Luthans, Bruce Avolio e James Avey, que é caracterizado por quatro elementos: esperança, eficácia/autoeficácia, resiliência e otimismo.

E aqui você começará a entender a aplicação do tema: segundo pesquisas, o PsyCap está relacionado à redução do absenteísmo, aumento da retenção, da satisfação com o trabalho e do comprometimento, e maior incidência de comportamentos de cidadania organizacional. É fundamental observar que esses benefícios podem ir além do ambiente organizacional. Por exemplo, segundo o professor Fred Luthans (que é um dos mais destacados pesquisadores de gestão organizacional da Universidade de Nebraska, nos EUA), o PsyCap pode ser desenvolvido em comunidades e até mesmo em países.

Uma grande pesquisa sobre os efeitos do capital psicológico positivo nas organizações revelou que o tema está relacionado à insatisfação no trabalho e falta de comprometimento com os objetivos da empresa. Por outro lado, a elevação do Psycap está ligada à melhoria da saúde, à motivação, ao comprometimento e ao desempenho das pessoas, comprovando a sua importância e amplitude para a compreensão do chamado comportamento organizacional.

Portanto, após o aprofundamento teórico – primordial para o saudável entendimento do assunto – você poderá iniciar o desenvolvimento do capital psicológico dentro da sua empresa.

Confira algumas dicas de fácil aplicação para o seu dia a dia!

Valorize o sucesso de sua equipe: deixe que as pessoas experimentem o sucesso. Se as pessoas compreendem detalhadamente qual foi sua contribuição para o sucesso de um projeto, a lição aprendida torna-se acessível e reproduzível.

Desenvolva os pontos fortes: por exemplo, imagine que um gerente de nível médio tenha demonstrado regularmente uma capacidade acima da média na resolução de problemas com sua equipe. Ao trabalhar com esse gerente para identificar como sua combinação de habilidades analíticas e persuasivas pode beneficiar toda a organização, você contribui para estimular sua autoeficácia, esperança, otimismo e resiliência.

Identifique caminhos e recursos alternativos: procure antecipar possíveis obstáculos possíveis e mapear caminhos alternativos. A ideia de que há caminhos alternativos disponíveis eleva a esperança e a energia positiva.

Aborde os problemas com base em fatos: quando sua equipe deixa de cumprir uma meta, seu próximo contato com ela é crucial. A pior coisa que você pode fazer, além de mostrar pânico, é não dizer nada. Dessa maneira, segundo o pesquisador James Avey, a equipe tenderá a se culpar, acarretando queda no capital psicológico. A melhor abordagem é fazer o diagnóstico da situação, listando os fatores externos que a equipe não poderia controlar e que contribuíram para o fracasso.

Última dica: é importante que você observe o seu PsyCap, e o modo como você utiliza as suas forças (lembrando: esperança, eficácia/autoeficácia, resiliência e otimismo) para encorajar e inspirar seus companheiros de trabalho.

Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Desenvolvimento/Artigo/10085/aprenda-a-desenvolver-o-capital-psicologico-positivo-no-dia-a-dia.html?utm_source=boletim&utm_medium=email&utm_campaign=759#