Assine nossa news

Saiba como aumentar suas chances de recolocação no mercado

Veja dicas de como se organizar para se recolocar no mercado de trabalho.

Por: Priscila Natividade (priscila.oliveira@redebahia.com.br)

Seja vendedor
Em tempos de economia estagnada, o papel do vendedor tem função mais que estratégica. Ele pode contribuir muito para que a empresa reaja às dificuldades de mercado. Saiba vender sua imagem e comunicar seus atributos e profissionalismo. Mas é importante ser sincero. Não faça uma falsa propaganda. Reúna tudo o que fez, selecione suas conquistas e destaque tudo isso em todo o processo.

Seja um analista de custos 
A dificuldade do desempregado começa a partir do momento em que as pessoas têm de lidar com um orçamento mais apertado. Na empresa acontece assim também, quem nunca ouviu que é necessário “fazer mais com menos”? Isto significa buscar eficiência e boa administração de recursos. Aprenda a fazer isso na sua vida pessoal e saberá utilizar esse conceito na empresa também.

Seja um relações públicas
Dominar esse tipo de competência é essencial no processo de recolocação. O candidato deve aproveitar ao máximo sua rede de contatos. Vale nessa hora networking com ex-patrões, encontro com amigos, contatos pelo Facebook.

Seja psicólogo
Manter a mente equilibrada e ter foco para se recolocar são exercícios que precisam ser praticados constantemente pelo candidato a uma nova vaga.

É muito comum que a autoestima seja abalada por um período de desemprego. Não deixe isso acontecer.

Seja gestor de mídias sociais
Sua rede social pode ajudar ou atrapalhar na busca pela vaga. O que você publica lá pode ser visto por qualquer pessoa. Analise se seu perfil está lhe favorecendo ou não. É muito comum que as empresas acessem o perfil de seus candidatos. As redes sociais podem ser suas aliadas também como fonte de informação das empresas: o que são, o que fazem, como se relacionam com seus clientes e consumidores.

Seja um especialista em RH
 Durante o processo seletivo, o candidato precisa buscar informações sobre a empresa também. A escolha é mútua: a empresa escolhe, mas as pessoas também a escolhem. Busque entender o que a empresa faz, que valor ela entrega para a sociedade, como se relaciona com seus clientes e fornecedores e quais desafios tem pela frente.  É importante ter essa identificação com a marca e com as práticas da empresa.

Fonte: http://www.correio24horas.com.br/single-economia/noticia/saiba-como-aumentar-suas-chances-de-recolocacao-no-mercado/?cHash=103ba8ee5a95d3f6a1c785f7279370d7