Assine nossa news

5 lições para a gestão de carreira que a água ensina

Imagem da Internet

Por Margarida Silva, Coach de Carreira

Ano novo chegando, alguns com alma lavada porque conseguiram tudo que planejaram, claro que esforço não deve ter faltado.

Outros na frustração porque planejaram, mas por alguma(s) razão(es) não conseguiram e outros nem planejamento tiveram e por isto só frustrações lhes restaram.

Porém, neste texto não se propõe falar de planejamento, embora entendendo que é imprescindível e antecede a qualquer vitória, mas aqui o que se pretende é falar do quanto se pode aprender com a água para conseguir os objetivos.

Então vamos lá:

  1. Propósito: Ela mantém o foco e persegue firmemente seus objetivos, contornando todos os obstáculos para chegar a seu propósito;

  2. Flexibilidade: ela se enquadra em qualquer ambiente, do quadrado ao redondo, do profundo ao raso, se ajustando a eles independente de como eles são, e com a grande vantagem: não perde sua essência, permanece H2O;

  3. Relacionamento: é exigente e às vezes não se mistura, mas permanece ali por perto, podendo ficar ora por cima ora por baixo, mas isto em nada a incomoda. Quando percebe que vale a pena, se mistura e pode até mudar a forma do outro.

  4. Resiliência: embora aparentemente frágil e delicada, ao ser jogada para cima pode virar uma fonte luminosa dando beleza e frescor ao ambiente, não se preocupando em saber qual era a intenção, mas fazendo da situação uma oportunidade;

  5. Prazo e Meta: ela não os tem definidos, mas quer chegar em primeiro lugar, sempre, e por este motivo não fica parada. Quando isto acontece, claro que não por sua vontade, ela adoece, dá lodo, seca e morre. Morre? Não. Muda seu estado físico, para voltar para o mesmo ou outro lugar com mais vida ainda.

Diante destas lições, que tal seguir o exemplo dela contornando todos os obstáculos para alcançar o seu propósito deste ano? Falando de propósito, você já o tem?

E a flexibilidade? Você está pronto para enfrentar as frequentes mudanças sem se angustiar?

Consegue ser gentil e motivado mesmo que o ambiente não seja favorável?

Pense nisto e tenha um ano novo cheio de realizações.