Assine nossa news

Como fazer uma boa Contratação de uma Empresa de Prestação de Serviços

Imagem da Internet

Por Margarida Silva

Nunca foi fácil fazer a contratação de uma boa empresa de serviços, pois se trata da compra de algo abstrato, apesar das possíveis especificações técnicas e condições contratuais previamente estabelecidas. Mesmo assim, estas condições não tornam o produto palpável, concreto, pronto e testado, portanto com grande margem de erros se forem desconsiderados os critérios para a seleção de uma prestadora de serviço.

Existem algumas empresas mestres em vender “gato por lebre”, outras em vender sonhos e entregar pesadelos. E, ainda, empresas que têm como critério único o menor preço para escolha de seu fornecedor.

É bem verdade que em tempos de crise econômica o baixo preço é muito importante, mas pode ser uma cilada em função da inexequibilidade, podendo o barato sair caro. Neste sentido, para ter maior segurança na contratação de um serviço, o histórico da empresa e a referência de seus clientes são muito importantes na decisão da contratação, mas isto não é tudo. Na era da internet, alguns outros recursos são disponibilizados para conhecer a idoneidade de uma empresa, tais como o site da empresa, onde geralmente constam princípios, valores, tempo de mercado, depoimentos de clientes, além de cases de sucesso de sua atividade.

Ainda, aproveitando as facilidades da internet, existem outras formas de identificar a idoneidade da empresa através da verificação da  existência de reclamações nos sites específicos como “Reclame Aqui”, extração de certidão de regularidade junto aos órgãos fiscalizadores, Justiça do trabalho e nos cartórios de registros de protestos, dentre outras, que podem também ser consideradas fontes de credibilidade, fornecendo maior segurança na escolha da empresa prestadora.

Embora árduo e cansativo este trabalho é sempre menor que os possíveis aborrecimentos, então, seguindo a sabedoria popular “é sempre melhor prevenir do que remediar”.

Pense nisto e sucesso na próxima contratação.

Margarida Silva – Psicóloga, diretora da Muito Mais Seleção, especialista coaching e vasta experiência em gestão de RH e carreira.