Assine nossa news

Não, coaching e terapia não são a mesma coisa! Entenda as diferenças e descubra como cada ferramenta pode te beneficiar

Qual a diferença entre coaching e terapia? Como são processos nos quais o cliente senta em frente a um profissional facilitador com algum anseio, e ambos promovem momentos de reflexão, existe muita confusão sobre a diferença entre as duas experiências. Ambos são valiosos para o entendimento pessoal e até complementares em alguns casos, mas são duas técnicas diferentes. Entenda:

Terapia 

A terapia trabalha com pessoas que apresentam problemas, disfunções ou transtornos psicológicos e psiquiátricos. Possui um caráter clínico, geralmente realizado por um profissional de Psicologia e ou Psiquiatria, que tem como propósito investigar e analisar os conteúdos trazidos pelo paciente para solucionar o problema.

De maneira geral, o terapeuta busca o esclarecimento e o porquê de algo que aconteceu ou o motivo de determinado comportamento, através disso, é fechado um diagnóstico e ele faz as intervenções que julgar necessárias.

Coaching 

Prática mais recente, o coaching trabalha com pessoas que não necessariamente sofrem de algum transtorno psicológico e/ou psiquiátrico, ou seja, não tem caráter clínico. O foco está sempre no futuro, em atingir objetivos específicos. O olhar é sobre a solução, e não na detecção de um problema. Não há diagnósticos nem aconselhamentos.

O profissional auxilia o cliente (que não é um paciente) a descobrir um objetivo pessoal e/ou profissional, a ter clareza e a identificar as limitações e recursos que estão em seu caminho, seja dentro ou fora do ambiente de trabalho. Todos os resultados são mensuráveis e apresentados ao final do processo.

Em síntese, a resposta mais simples sobre a principal diferença entre as práticas é: o coaching tem como foco objetivos futuros, é um empoderamento do ser. Já a terapia é a cura por meio da resolução de problemas do passado que afetam o presente. As duas técnicas têm seus valores e eficiências, variando de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Este artigo foi originalmente publicado em Endeavor

 

Fonte: https://www.napratica.org.br/coaching-e-terapia-qual-a-diferenca/