Assine nossa news

Os robôs vão roubar seu emprego? Site estima o risco que mais de 700 profissões correm com a automação

Por Suria Barbosa

 A automatização do trabalho não é assunto novo, mas os estudos sobre o assunto estão sendo cada vez mais detalhistas e compreensivos. Dois pesquisadores americanos conseguiram estimar o quanto mais de 700 funções serão afetadas. Confira a sua!

Não precisa de muito: uma pesquisa rápida na internet mostra que já existem robôs que cumprem as mais diversas (e específicas) funções. Robôs bartenders, pizzaiolos – na gastronomia, em geral, também -, entregadores e atendentes em bancos. Mas o que muitos estudiosos prevêem é que – mais do que invenções pontuais e curiosas – a inteligência artificial evoluirá o bastante para interferir estruturalmente no mercado trabalho.

Os cálculos variam. A consultoria estratégica global McKinsey & Company prevê que cerca de 800 milhões de trabalhadores perderão seus empregos até 2030 – de 39 a 73 milhões nos Estados Unidos. Outro estudo, conduzido por um pesquisador especializado em automação (Carl Benedikt Frey) e um historiador da economia (Michael Osborne), constata que 47% da força de trabalho dos EUA será afetada.

Michael e Carl foram além e listaram o risco que 702 atividades correm, com base em uma metodologia própria que estima a probabilidade de informatização. Com base em seu trabalho, o cientista da computação Mubashar Iqbal criou o site Will Robots Take My Job? (“Os robôs vão roubar o meu emprego?”).

Basicamente, Mubashar extraiu os dados compilados pelos estudiosos e criou uma ferramenta online que permite que os usuários busquem por função e confiram a estimativa. É fácil de usá-la, basta digitar o nome da atividade em inglês e apertar “enter”. Dá para procurar aleatoriamente, também, cliando em “random example” (“exemplo aleatório”).

Quer saber se os robôs vão roubar seu emprego? Ou melhor, a probabilidade disso acontecer? Descubra aqui!

Os robôs vão roubar seu emprego? Ainda assim, não é o fim

A McKinsey, em sua pesquisa, aponta outro dado: muitos dos afetados conseguirá fazer a transição para outras indústrias facilmente. Michael e Carl, autores do estudo em que o site é baseado, também apontam o outro lado da moeda.

“Ao mesmo tempo, com a queda dos preços da computação, a habilidade de resolução de problemas está se tornando relativamente produtiva, explicando o crescimento substancial do

Fonte: https://www.napratica.org.br/robos-vao-roubar-seu-emprego-descubra/?utm_source=PortalNP&utm_medium=PushNP