Assine nossa news

Líderes devem ter habilidades políticas para conseguir sucesso na carreira

Por Equipe InfoMoney – InfoMoney
Alguns líderes se destacam no mercado de trabalho devido a uma característica que poucas pessoas têm: ser político. Com a habilidade política é mais fácil conseguir êxito e ascender na carreira profissional.
Segundo o diretor de operações da Human Brasil, Fernando Montero da Costa, faz parte da liderança ter de lidar com situações de conflitos, administrar egos, brigar por mais espaço, vender ideias, negociar prazos e projetos, entre outras coisas.
“Nem sempre aqueles que são excelentes técnicos conseguem ascender profissionalmente mais rápido do que aqueles líderes que possuem suas habilidades políticas mais desenvolvidas”, afirma Costa.
Dicas para desenvolver a habilidade política
Como nem todas as pessoas nascem com a habilidade política, é possível trabalhar para desenvolver a competência. O profissional deve manter uma rede ampla de relacionamentos com pessoas-chave da empresa e em seu setor de atuação.
As outras dicas são: escutar a equipe, demonstrar consideração aos membros, respeitar necessidades e sentimentos das pessoas, manter equilíbrio pessoal e usar de inteligência emocional diante de situações de especial tensão.
Política x politicagem
O líder deve ficar atento para que, durante o processo, não exerça a chamada “politicagem”, diferente da verdadeira política.
“Sentir prazer em botar o circo para pegar fogo, gerando desagregação entre pessoas, e justificar suas falhas ou erros como consequência da incompetência dos outros que fazem parte do processo, são indícios de ‘politicagem’”, explicou Costa.
Aprender a fazer o jogo político das organizações é um exercício que exige reflexão e flexibilidade. Na prática, na medida em que o líder almeja assumir cargos mais altos, é preciso que ele desenvolva a habilidade para conduzir relações de poder ou saber lidar com pessoas.