Assine nossa news

Quem você quer ser?

O dilema entre quem ser e o que fazer deve ser aproveitado como uma possibilidade de desenvolvimento
Por Káritas de Toledo Ribas, www.administradores.com.br
Passada a infância, fazemos pouco a pergunta “quem decidirei ser?” trocando-a por “o que vou fazer agora?”. O que motiva essa troca talvez seja a comodidade de se protelar a decisão de agir consistentemente da melhor forma. Guardar suas coisas agora, por exemplo, não significa ser organizado.
Quando trocamos o “ser” pelo “fazer” optamos por tornar um ato refletido em apenas um ato automático e não em uma forma de nos comportarmos, de maneira consistente, perante o mundo e os muitos desafios que ele nos apresenta.
Podemos decidir apenas fazer o bem e não sermos bons.
Passamos grande parte de nossa vida profissional conversando, seja pessoalmente, por telefone ou por e-mail. As possibilidades de sermos pessoas melhores se apresentam inúmeras vezes, principalmente nos momentos de conflito ou em conversas difíceis. O dilema entre quem ser nesses momentos e o que fazer poderia ser aproveitado como uma oportunidade para olhar o conflito como uma possibilidade de desenvolvimento, um desafio para se aprimorar mecanismos que podem nos libertar da prisão da insatisfação, do aborrecimento ou estresse.
Nossos valores são demonstrados a partir de nosso comportamento. Para comportar-se com coerência são necessários três elementos básicos: a consciência da situação presente, a visão de quem você escolheu ser e a responsabilidade de sempre agir de acordo com esta visão. Operar coerentemente deve ser uma meta, pois desta forma integra-se a intenção à ação.
Este “operar coerente” dá-se por meio do aprendizado, que para mim significa ampliar a capacidade de ação efetiva e passa longe da simples obtenção de conhecimento ou do fato de possuir a informação correta.
Ser excelente exige aprendizado e ação efetiva. A energia para a busca do aprendizado nasce do desejo de ser e não apenas do momentâneo fazer. Quando unidas as capacidades de ser uma pessoa excelente com o aprendizado necessário para mudar um comportamento que lhe pareça ineficaz, torna-se fácil alterar o curso dos acontecimentos em decorrência de sua nova capacidade de ação. Este aprendizado deve ser útil para se agir efetiva e coerentemente em busca de um ideal, que nos impulsione a utilizar nossos melhores recursos para obtê-lo.
Sendo consistentemente excelente, coerente, aberto ao aprendizado contínuo e agindo de forma que expresse seus valores, certamente o tornará livre para decidir como você quer construir seu futuro.

Sugiro que a partir de agora quando ocorrerem, em seu dia a dia, situações que exijam de você alguma decisão, que não pense apenas no fazer momentâneo, mas pense em quem você quer ser a partir dessa decisão. Com isso, poderá perceber a grande diferença que esta mudança de perspectiva trará ao resultado de suas ações.
Káritas de Toledo Ribas – http://www.appanamind.com.br