Assine nossa news

Independência ou morte: não seja refém do acaso

Por Julio Sergio Cardozo – www.administradores.com.br

Há pouco mais de um ano, recebi em meu escritório a visita de um grande amigo. Ele acabara de ser demitido e começava ali a maratona por um novo emprego. Mesmo com um bom dinheiro para receber, tinha urgência. Aos 50 anos, com a família para sustentar e uma dívida gigantesca nas costas, sua única opção era encontrar uma colocação. E rápido.
Semana passada, ele me liga. A urgência se transformou em desespero. Perdeu a conta de quantos currículos havia enviado, dos contatos que havia travado. Sua incansável busca não havia surtido efeito e me disse: – Julio, quando você está empregado, ofertas de emprego não faltam. Quando você está fora, nem acha esses contatos que um dia tanto cobiçaram o seu passe.
Qual foi o seu problema? Nunca pensou no amanhã. Sempre acreditou que teria tempo caso o infortúnio chegasse. Esse dia chegou, mas ao contrário do que imaginava, o tempo está passando, o dinheiro acabando e nada de emprego. Assim como ele, milhares de pessoas continuam com a cultura do “deixar para depois”.
Para você que está lendo este post, meu recado é: por que não aproveitar o Dia da Independência e refletir um pouco mais sobre a realidade que o cerca? A expectativa de vida que aumenta a cada dia que passa, impõe o enorme desafio de estar preparado para o inesperado, para o imprevisível. Planejar o futuro não será diferencial de visionários, mas questão de vida ou morte.
Se você chegou aos 40 e não guardou um centavo sequer, vai sentir os reflexos do descaso muito em breve. Se você tem por hábito viver atolado em prestações ou sempre no limite do cartão de crédito, viverá as consequências de atos impensados. Se não tem um plano B ou ainda não pensou em como se virar caso perca o emprego, o cenário pode ser ainda pior.
Desperte para a necessidade de construir agora seus passos do amanhã. Seja o dono da sua vida, tenha as rédeas da sua carreira, assuma o controle do seu destino. Independência ou morte, a escolha é sua. Se você quiser sobreviver à selva de pedra e aos anos a mais que a longevidade vai proporcionar, acorde para a realidade.