Assine nossa news

QS – Inteligência Espiritual_ QE- Inteligência Emocional: se cruzam e se completam…

Por Cristina Granado ( grupo de discussão da Você SA)
A existência de um terceiro tipo de inteligência que aumenta os horizontes das pessoas, torna-as mais criativas e se manifesta em sua necessidade de encontrar um significado para a vida. Sobre Quociente Espiritual (QS) em pesquisas só há pouco divulgadas de cientistas de várias partes do mundo que descobriram o que está sendo chamado “Ponto de Deus” no cérebro, uma área que seria responsável pelas experiências espirituais das pessoas. Atualmente, segundo pesquisadores “A inteligência espiritual coletiva é baixa na sociedade moderna. Onde vivemos em uma cultura espiritualmente estúpida, mas podemos agir para elevar nosso quociente espiritual”.

O que é inteligência espiritual?

É uma terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos. Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal. O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos. É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações.

Nas empresas, o líder espiritualmente inteligente é um líder inspirado pelo desejo de servir, uma pessoa responsável por trazer visão e valores mais altos aos demais e por lhes mostrar como usá-los. É uma pessoa que inspira as outras. Gente como o Dalai Lama, Nelson Mandela, Mahatma Gandhi. No mundo dos negócios, Richard Branson, da Virgin, é um líder espiritualmente inteligente. Ele está muito preocupado com o meio ambiente e a comunidade. É muito espontâneo, tem visão e valores, tem perspectivas amplas.

Conheça as dez qualidades essenciais de quem possui inteligência espiritual
1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo
2. São levadas por valores. São idealistas
3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade
4. São holísticas
5. Celebram a diversidade
6. Têm independência
7. Perguntam sempre “por quê?”
8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo
9. Têm espontaneidade
10. Têm compaixão
A Inteligência Emocional e Inteligência Espiritual se cruzam e se completam. A inteligência Emocional dá o tom para as competências e habilidades do ser humano no que tange a sua capacidade de desenvolver comportamentos que beneficiem um grupo como todo. A Inteligência Espiritual é o que dá o tom para percebermos o grau dos comportamentos e o impacto nos resultados, sejam de performance ou de metas.
A inteligência emocional me permite julgar em que situação eu me encontro e me comportar apropriadamente dentro dos limites da situação. A inteligência espiritual me permite perguntar se quero estar nessa situação particular. Implica trabalhar com os limites da situação.
O quociente espiritual tem a ver com o que algo significa para mim, e não apenas como as coisas afetam minha emoção e como eu reajo a isso. A espiritualidade sempre esteve presente na história da humanidade.
Reconhecer as pessoas com QS elevado é tangível quando observamos os que querem sempre fazer mais do que se espera delas. Algo para além da empresa. Quem trabalha unicamente por dinheiro não faz o melhor que pode. As pessoas dão tudo de si quando se procura um objetivo mais elevado.
Treinar não é bem o melhor termo, mas sim desenvolver através de conscientização as melhores práticas diárias.Para isso, devemos remover bloqueios e preconceitos que nos impedem de assimilarmos novos conhecimentos.
O trabalho do Coaching faz muito bem esta conscientização e construção de ações para alcançarmos a Alta performance.

Cristina Granado, Coaching Pessoal & Profissional / Consultora Treinamento & Desenvolvimento.