Assine nossa news

Prefiro ser esta “metamorfose ambulante”

Por Marcelo Cuellar
Esta semana ouvi um profissional me dizer que sabia que ao passar dos 45 anos, sua vida profissional estaria em xeque porque não havia espaço para profissionais “seniores” com toda esta valorização das novas gerações que vemos no mercado.
Aí me lembrei de alguns profissionais como William Bonner, Madonna, Eike Batista, Obama, Luiza Trajano (Magazine Luiza), Luiz Seabra (Natura), todos profissionais bem-sucedidos e – com todas as ressalvas que possam ser feitas – referências em sua área de atuação. Todos acima dos 40 anos de idade e em plena atividade profissional.
Quando falamos de celebridades como estas, sempre fica a pergunta: o que eles têm em comum? Qual é o segredo do sucesso deles? Será que eles chegaram a ser “ameaçados” pelas novas gerações?
Em minha opinião, o sucesso profissional não tem a ver (necessariamente) com o tempo de experiência que você tem. Somente o tempo de carreira não faz um profissional mais preparado do que outro com menos tempo de estrada. A grande sacada é como o profissional utiliza e aprende com as experiências profissionais que ele desfruta ao longo da carreira.
Os profissionais mais bem-sucedidos utilizam as experiências às quais são submetidos para manter como dínamo ativo uma “metamorfose ambulante” constante, aprimorando suas competências constantemente.
E para isto é precisar mergulhar. Isto mesmo, se jogar por inteiro.
E é isto que os profissionais bem-sucedidos fazem com as experiências aos quais são submetidos: eles deixam um pouco de si e levam consigo um pouco do que viveram. E assim constroem constantemente um novo profissional. E para isto, não há regra de idade. Aliás, o tempo pode até ser um aliado…
Mas atenção, não é uma questão de mudança, e sim uma metamorfose. É mais profundo e entre os diversos estágios não existem transformações radicais em pequenos espaços de tempo. A transformação é constante e ao longo do período se tornará radical, mas por ser lenta e constante ela torna-se sólida e sustentável.
Você deixa um pouco de você em cada experiência profissional e leva também um pouco que – com o tempo e uma constância – o tornará em um profissional diferenciado.
BOA SORTE!!