Assine nossa news

Praia, balada ou restaurante: como agir se encontrar o chefe nestas situações?

Por Gladys Ferraz Magalhães, InfoMoney
Nestas horas, segundo especialistas, as pessoas ficam se perguntando se devem cumprimentar ou não, se devem ir embora ou simplesmente fingir que não viram. Para a consultora de etiqueta corporativa, Renata Mello, a última opção é a que não se deve seguir de forma alguma.
“Independentemente do lugar, o importante é ter bom senso profissional. Evitar falar de trabalho, sobretudo, os comprometedores (…) O que não se deve fazer é fingir que não viu e não cumprimentar”, diz.
Praia, balada ou restaurante?
O diretor da unidade paulista da De Bernt Entschev Human Capital, Júlio Bonrruquer, concorda e acrescenta: ”não esqueça que a pessoa em questão é o seu chefe. O ideal é não falar de trabalho, ser agradável, discreto e esperar que a outra pessoa dê o tom”.
Dessa forma, ao encontrar o chefe em um restaurante, por exemplo, Bonrruquer aconselha que a pessoa acene, faça um contato visual e aguarde uma reação, sendo que ela só deve tomar a iniciativa de ir até a mesa, segundo explica Renata, se já estiver indo embora.
Na praia, dizem os especialistas, o comportamento deve ser parecido: as pessoas devem ser discretas, cumprimentar rapidamente e evitar reparar no traje da outra pessoa. Já se o encontro ocorrer em uma balada ou barzinho, é prudente evitar excessos. Porém, neste caso, ressalta Bonrruquer, a atenção redobrada deve ser do chefe. “O chefe deve ter em mente que ele é um exemplo e que as pressões sociais exigem mais dele. Muitas vezes, dependendo da situação, é melhor ir embora”.
Elevador
Por fim, apesar de não ser em um ambiente externo, encontrar o chefe no elevador, especialmente se não há muito contato, também causa constrangimento em muitos profissionais.
Neste caso, dizem os especialistas, cumprimente e seja natural. “Nada pior do que pessoas que aproveitam este momento para tentar parecer o que não são”, diz o diretor da De Bernt.