Assine nossa news

Quer ser um vencedor? Alimente-se de entusiasmo

Por Jociandre Barbosa para o RH.com.br
Quer ser um vencedor? Alimente-se de entusiasmo. Esse é o principal fator para o desenvolvimento da personalidade. Quer conquistar pessoas? Fazerem-nas criar interesse pelo que você diz? Apreciarem o que você faz? Seja um ser humano entusiasta. No dia em que você se apaixonar pela vida, vai transpirar entusiasmo e nunca mais se sentirá sozinho. O entusiasmo inspira credibilidade, faz crescer a força de vontade nos outros. Isso fará de você um líder. Todos precisam de liderança e se sentem atraídos pelas pessoas que falam e vivem com entusiasmo. O entusiasmo é uma necessidade básica para uma sobrevivência feliz. Quem não tem entusiasmo sente falta, pois ele ajuda a renovar as forças. Faz-nos ver em uma queda, não um fracasso e sim uma oportunidade de começar melhor.
Alguém pode dizer: “Eu não nasci com esse carisma…”. Ora, ninguém nasce entusiasmado. Todos nascem chorando e não sorrindo. A diferença está em nossa programação mental. Aprenda a se interessar pelos outros, sinta prazer em ser útil; aprenda a ouvir sem preconceitos, não deixe que seu ponto de vista diminua outras pessoas e suas ideias. Dê a sua opinião apenas quando lhe pedirem. Cumprimente as pessoas com alegria, olhando em seus olhos. Seja cordial, amável, sincero, o primeiro a elogiar e o último a criticar. Não bata de frente com as ideias alheias, contorne-as com sabedoria. Arrisque-se, não deixe que o medo de tentar lhe atormente a vida inteira nos braços do fracasso. Esteja preparado para tudo, mas principalmente para apreciar a vida, a natureza, o lado bom das coisas e seja apaixonado pelo que você faz.
Ninguém nasce assim. Pelo contrário, todos nascem assustados, inseguros, sentindo falta do confortável líquido amniótico. Mas todos nascem com uma imensurável vontade de viver. Você nasceu com um imensurável desejo de viver. E agora não é hora de pensar em desistir. Não tenha vergonha de mudar, viva com entusiasmo a partir de agora. Você falhará nas tentativas, é verdade. Mas só será derrotado se desistir. A derrota nesse casso é uma opção e não um mal inevitável.
É por isso que muitas vezes, temos que fechar os olhos da face para enxergarmos com os olhos da fé. Existem três dimensões do olhar. Preste atenção no que você vai ler agora, pois isso pode mudar sua vida.
1º – A VISÃO DA INTOLERÂNCIA
A primeira dimensão do olhar é a única que os insensíveis possuem. É a visão do preconceito, a janela que se abre para intolerância. Aqueles que adotam essa visão, não conseguem perdoar-se ou, muito menos, os seus semelhantes. Atrofiaram-se no casulo da solidão, por desconfiarem de tudo e de todos. Formaram a confusa convicção que todos são seus rivais. Decepcionaram-se uma vez, e isso foi suficiente para fazê-los não acreditar mais no ser humano e em seus próprios sonhos. Apesar de terem momentos de alegria, vivem doentes, sem vida e sem amigos. Perderam seus objetivos e mergulharam profundamente na amargura da alma.
2º – A VISÃO DA INTELIGÊNCIA
A segunda dimensão do olhar é mais avançada, é a visão da inteligência – a janela que se abre para um horizonte de paz. Aqueles que adotam essa visão aprenderam a perdoar, por que estão preparados para as decepções. Amigo, não importa o quanto você goste de alguém, esteja pronto para se decepcionar. Veja bem, ninguém é perfeito, qualquer um pode magoá-lo um dia. E se você estiver pronto para isso, essa mágoa não irá destruí-lo.
Prepare os seus filhos para isso, diga para eles: “Amem muito, aprendam a amar e se entregar inteiramente ao amor. Mas, jamais se entreguem por inteiro às pessoas, ao ponto de acreditar que elas jamais lhes decepcionarão. Pois, qualquer um pode magoá-lo um dia”. Se as pessoas com quem seus filhos se relacionarem nunca os decepcionarem, que bom! Esse deveria ser o ideal da humanidade. Mas se eles estiverem realmente preparados, as decepções nunca irão destruir os seus sonhos.
Além disso, todo sentimento que lhe prejudica pode ser substituído. Toda mágoa irá sarar um dia, e você pode acelerar esse processo de cura. Os maiores derrotados são aqueles que esperam o momento certo para sarar suas feridas emocionais. Só tarde demais descobrem que o tempo, apesar de nos ensinar as mais preciosas lições, é aquele que põe o ponto final na história de nossa jornada terrestre. Como disse Shakspeare: “Não importa em quantos pedaços o seu coração se parta, o tempo não pára para que você o concerte”.
3º – A VISÃO DA SABEDORIA
Mas a terceira dimensão do olhar é fabulosa. É a visão da sabedoria, a janela que se abre para felicidade. Aqueles que adotam essa visão aprenderam a ter fé e são mais felizes com isso. A Bíblia revela o que é fé, Hebreus 11:1 a natureza da fé: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”. Preste atenção: fé é o fortalecimento de Deus que faz com que tenhamos convicta certeza das coisas que aguardamos, ou seja, crermos em nossos objetivos mesmo quando não conseguimos ver nada à nossa frente. É por isso que eu disse que muitas vezes temos que fechar os olhos da face para enxergarmos com os olhos da fé.
Tendo fé, mesmo caindo, falhando ou errando você terá forças para reerguer a cabeça e dirá para você mesmo: “O fracasso jamais poderá me abraçar, se eu colocar nas mãos de Deus o meu desejo de ser livre para vencer”. Tendo fé, você não espera para crer. Você faz acontecer, acreditando nos talentos que o Criador lhe deu. Esse é o segredo da automotivação. Às vezes, queremos receber algo para chegarmos ao topo. Mas os grandes homens da história chegaram lá pelo que deram e não pelo que receberam. Aquele que enxerga com os olhos da fé é mais feliz no trabalho porque transforma a necessidade em uma causa.
Que ser mais feliz em sua vida profissional? Transforme seu trabalho que hoje é uma necessidade, em uma causa. Vai atender um cliente? Lembre-se que você está frente a frente com um ser que se alimenta de emoções e que precisa levar algo especial de você, não apenas um produto ou serviço que supra suas necessidades. Mas, algo que o faça acreditar mais no ser humano e traga uma centelha de felicidade. Abrace a causa de fazer com que o seu cliente e qualquer pessoa que passe por você, leve um pouco de fé para sua própria vida. E não espere para tomar essa atitude amanhã, faça agora. Sare suas feridas emocionais, fazendo com que todos os que passam por você, sem esquecer é claro daqueles que fazem parte integral da sua vida, sejam mais felizes. Essa é a receita para se tornar forte diante às torrentes emocionais e ser um profissional excelente. E os resultados? Eles virão, com certeza.
Deus é o autor da vida, mas dá a você a liberdade de escrever sua própria história. Não são os grandes ou os pequenos episódios que tornarão sua história bonita. Ela será atraente pela maneira que você reagir a todos esses acontecimentos. Alguns possuem muitas páginas para escrever, outros têm apenas algumas. Não importa o tamanho do livro e sim o seu conteúdo. Também não são os recursos ou a falta deles que farão a diferença. O livro mais lido no mundo foi inicialmente escrito em pedras e, naquele tempo como hoje, grava no coração do homem as mais preciosas lições.
A boa notícia, é que não importa em qual capítulo esteja vivendo, você pode reescrever tudo. O prefácio de seu livro foi escrito por Deus, as primeiras páginas por seus pais. Agora, é você que tem às mãos a pena ágil que deslizará pelas páginas de sua existência. Alguns deixam várias páginas em branco por causa na inatividade, outros sujam essas páginas com o sangue alheio, há aqueles que abreviam sua própria história, outros amassam suas páginas com o rancor e a inveja. Alguns livros terão finais infelizes, pela incapacidade de seus autores em perdoar e aprender a amar. E você? Como terminará o seu livro?
Nas páginas da existência, navegando por nossa história, sempre nos depararemos com tempestades. Poderemos por vezes, desviar nossa embarcação de sinuosas tragédias, porém algumas serão inevitáveis. Colidimos constantemente com icebergs de problemas, torrentes de desanimo e frustração. No entanto, sempre que tivermos um problema na mão esquerda, teremos a solução na mão direita. Homens e mulheres despreparados mergulharam profundamente nos problemas até o ponto de serem controlados por eles. Esqueceram de olhar para a solução do problema, deixaram de acreditar que as dificuldades existem para serem resolvidas e não para nos controlar. Como uma águia acima das nuvens do céu em uma tempestade, podemos aprender a nos colocar acima dos problemas. Não se trata de ignorar a existência dos mesmos. E sim, de um estado de espírito em uma estratégia infalível. Quando nos encontramos acima dos problemas, ao invés de sermos controlados pelos mesmos, poderemos mais facilmente encontrar as soluções. Quando a tempestade passar, você aprenderá lições tão preciosas que livro algum ou faculdade alguma jamais poderiam lhe ministrar. Você se tornará mais forte diante às próximas adversidades, sendo um líder realmente eficaz.
O segredo para liderar com eficácia é procurar aprender com os fracassos e ter a coragem de ser feliz. Não pela a ausência de problemas, pois isso é impossível. E sim pela determinação em extrair alegria das decepções. Ser feliz é saber que as tempestades existem. Mas que você não está sozinho, porque DEUS QUER, VOCÊ PODE E NASCEU PARA SER UM VENCEDOR.
Fonte:
Jociandre Barbosa
Palestrante motivacional
www.jociandre.com.br (com link)