Assine nossa news

Liderança I

Por Fernando Fernandes
A Liderança desenvolve um papel extremamente importante dentro de qualquer empresa. Assim como o Bumerangue só volta para nossas mãos quando lançado corretamente; assim também o Líder, só terá retorno positivo, se tratar corretamente sua Equipe.
Não se esqueça que liderar tem a ver com relacionamento. Liderar significa trabalhar em equipe. É imperativo que seus subordinados confiem em você para poder segui-lo.
Conhecer as pessoas de sua equipe e relacionar-se com elas é um caminho a percorrer. Preocupar-se saudavelmente com as pessoas, gera um espírito de gratidão. Seus colegas verão que são mais do que apenas um número no crachá.
Talvez você como líder esteja se perguntado o que fazer para conhecer melhor seus subordinados, a fim de poder atender suas necessidades.
Eu considero a fórmula de Jack Welch, “20 – 70 – 10” excelente nestas ocasiões, por exemplo:
Segundo Welch, 20% de sua equipe são o que podemos chamar de estrelas. Carregam o piano e fazem as coisas acontecerem. Sendo assim, não permita que as estrelas partam. Dê a elas 80% de seu tempo.
A turma dos 70% são aqueles que fazem o carrossel girar e merece constante atenção, pois alguns estarão prontos para ingressarem para o grupo seleto dos 20%.
Essa turma realiza um trabalho muito importante, porém precisam de supervisão constante.
Cabe você avaliar, checar, dar oportunidade para o crescimento de seus liderados.
O restante 10%, são os problemáticos. São aqueles descontentes, que adoram contaminar o ambiente e fazer terrorismo. Alguns são verdadeiros Talibãs
Se você já fez de tudo para recuperar alguns da turma dos 10%, cabe a você como líder, tomar a decisão de devolvê-los ao seu habitat. Deixe que partam e sejam felizes em outros lugares. De preferência, que partam para seu principal concorrente.

Fonte: www.programacases.com.br