Assine nossa news

Quer Ser Campeão? Então Pense Como Campeão!

Por Rudinei Modezejewski
Lembro de assistir um filme sobre a família Kennedy e uma das falas me chamou a atenção, um dos “meninos” Kennedy dizia que, para sua família o segundo lugar era o primeiro perdedor.
Ao longo da vida, em outros filmes de Hollywood lembro de ter assistido vários outros filmes com a mesma mensagem: VENÇA!
Por outro lado, lembro de ter visto vários atletas “felizes” por terem ganho bronze ou prata…mas me chamou a atenção o que disse uma ginasta brasileira:
“…esse bronze, pra mim, é como se fosse Ouro…”
Incrível! A menina muda de estado para treinar 8 – 10 horas por dia, se sacrifica e se contenta com o bronze?
Estou sendo duro demais?
Uma ginasta Russa que ganhe a prata, chora como se estivesse condenada à morte, porque? Porque ela perdeu.
Vamos ser realistas, prata = perder, bronze = perder 2 vezes.
Ainda estou sendo duro? Acho que não, dura é a vida real.
Duro é estar desempregado e voltar para casa e ter que convencer sua mulher e filhos a ficarem felizes porque naquela seleção de emprego você ficou em segundo lugar (ou seja, continua desempregado), mas é “prata”.
Duro é explicar para os pais de uma criança doente que você, apesar de ter feito anos de faculdade de medicina, não conseguiu salvá-la, mas está feliz porque “quase” conseguiu.
Enquanto os brasileiros contentarem-se com o “quase” continuaremos sendo um país “em desenvolvimento”, nunca um país desenvolvido, VENCEDOR.
Quem me surpreendeu (positivamente) foi o Cesar Cielo em uma competição recente ele tirou segundo lugar e estava visivelmente chateado (pra não dizer arrasado) na entrevista ele PEDIU DESCULPAS pelo segundo lugar e prometeu se esforçar mais para GANHAR!
– Isso sim é pensamento de CAMPEÃO!
Outra desculpa ótima é: “fico feliz porque dei o melhor de mim!”
Só um pouquinho: se ficou em segundo lugar, é claro que “dar o melhor de si” não foi o suficiente, se fosse você teria ganho, certo?
Então seja humilde para admitir que precisa melhorar, que simplesmente não ganhou, não adianta ficar com artifícios para minimizar a notícia, você perdeu!
Use outra frase brasileira, essa sim, positiva: “Sou Brasileiro e não desisto nunca!” então continue: Até vencer!
Você acha que o Michael Phelps fica feliz com um segundo lugar? Não, ele se sente um perdedor, porque foi isso que aconteceu, ele perdeu.
A mania de “amenizar” as coisas, colocar “panos quentes” se reflete em tudo, na política, nas empresas, nos negócios, em tudo.
Se queremos ser CAMPEÕES, temos que pensar como campeões, segundo lugar não serve, quem não ganha – perde, simples assim.
Devemos ensinar que “o que vale é competir” foi uma frase inventada por alguém que perdeu.
Continua parecendo duro? Dura é a vida, ela não perdoa os perdedores.
– Pergunte para a gazela que foi comida pelo leão como ela se sente por ter sido “prata”.
Pergunte para seus filhos se eles gostariam de um super-herói que “quase” consegue salvar o mundo, mas “deu o melhor de si”.
Ser positivo não é achar que perder é normal, bom ou saudável, mas confiar que pode vencer e buscar isso obstinadamente, até conseguir: um dia sua vida pode depender disso!
Fonte: Publicado por RHevista RH – em 1 de maio de 2011

Sobre o autor: Rudinei Modezejewski é sócio do E-Marcas, consultor em propriedade intelectual, articulista, palestrante e empresário. Especialista em questões envolvendo marcas e dominios. Consultor em marketing juridico.