Assine nossa news

O poder dos Sonhos

Por Ana Meira

Dentre os temas que mais me fascinam encontram-se Os Sonhos. Não somente aqueles que temos enquanto dormimos, sobre os quais muitos autores famosos já escreveram, dentre eles Sigmund Freud, mas principalmente os que temos enquanto estamos acordados.
Para mim Os Sonhos possuem o mágico poder de transformar a existência humana em algo mais leve, mais gostoso de ser vivido. É como se os Sonhos tivessem o poder de anestesiar a dor e o sofrimento causados por alguns acontecimentos da vida.
Enquanto sonhamos trazemos para o presente algo que gostaríamos de realizar e às vezes nos transportamos para dentro do sonho, inclusive experimentado os sentimentos que teríamos se sonho tivesse tornado realidade. Aliás, para mim, sonhar é o primeiro passo para concretização de um desejo, quem não sonha dificilmente atingirá algo verdadeiramente grande.
Acredito também que tudo na vida é uma questão de equilíbrio. Se só sonhássemos seríamos lunáticos, sem conexão com a vida e com os fatos reais. Precisamos identificar as ações e os comportamentos que nos levam ao encontro dos nossos Sonhos, ou seja: planejar e agir.
É necessário ter em mente o que se quer, em qual prazo e quais as ações são indispensáveis para atingir os objetivos propostos e ir à luta, suar a camisa e transformar esse suor em resultado. E se os desafios ficarem pesados demais visualize-se no futuro usufruindo de todos os benefícios de seus esforços, isso lhe dará forças para continuar batalhando.
Olhe ao seu redor, provavelmente você encontrará pessoas que acreditaram e investiram em um sonho e o transformou em realidade. É possível que essas pessoas também tenham se dedicado muito a essa causa e, em alguns momentos, até foram alvo de críticas de muitos, mas isso não foi suficiente para que elas desistissem, aliás, acredito que as tenha impulsionado a continuar persistindo.
Não que eu seja uma pessoa excepcional e com grandes realizações, mas grande parte da minha vida foi composta por grandes desafios, tudo que realizei foi com grande esforço e determinação. Entretanto, enquanto vivia os desafios, não os enxergava dessa forma, sempre via lá na frente os resultados dos meus esforços. E quando a coisa ficava um pouco mais desafiadora, espelhava-me naqueles que tinham passado por experiências similares e me perguntava: O que fizeram? Como conseguiram? Se conseguiram eu também poderia fazê-lo.
Hoje, olhando para trás, questiono-me como venci alguns desafios e atingi o resultado esperado, e a resposta que encontro é a crença que tive e tenho na realização dos meus Sonhos. Os meus Sonhos foram e ainda são o combustível que me energiza e me propulsiona para a ação, que me faz dormir tarde, acordar cedo e trabalhar durante todo o dia com grande satisfação. Sei que eles me trouxeram até aqui e ainda me levarão longe e podem levar você também!
A frase final que gostaria de deixar após essa pequena reflexão é: Ousem sonhar! Sonhem! E sonhem alto! E que encontrem uma forma de transformar os seus sonhos em realidade. Acredite que pode realizar e realizará!

Ana Maria da Silva Amorim Meira
Psicóloga, Pós Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas,
Consultora de Recursos Humanos e Coach