Assine nossa news

Como potencializar a realização de seus sonhos em 2012

Por: Ana Meira
Recentemente escrevi um artigo que falava sobre a importância dos Sonhos na vida do ser humano e sobre o quanto sonhar pode dar mais leveza à nossa existência.
No entanto, apenas sonhar não é suficiente, precisamos pensar em alternativas para transformar os Sonhos em realidade. Essa época do ano é muito propícia para falar sobre isso, visto que, é uma prática comum as pessoas planejarem ações para o ano que se aproxima.
O que sempre me chama a atenção é que grande parte das pessoas não conseguem realizar aquilo que propuseram fazer, fato esse que causa frustrações e grandes desgostos. Eu mesma, por diversas vezes, em um passado recente, já engrossei essa lista, mas decidi fazer diferente. Então comecei a me questionar: Por que isso acontece? Por que não conseguimos implementar os nossos projetos?
Bom, pensando nessas perguntas, elaborei uma lista de ações que funcionaram para mim e, de repente, podem lhe ajudar a tirar os seus sonhos do mundo das ideias e colocá-los em prática.
Vamos lá:
1. O primeiro passo para a realização de algo é o Desejo. Nossas realizações nascem em primeira instância do nosso desejo. Então deseje muito! Sonhe muito! E especialmente deseje muito concretizar os seus Sonhos!
2. Depois dessa etapa, pense se é possível realizar tudo o que se sonhou. Se sim, ótimo! Passe para o próximo passo. Se não, estabeleça prioridade. De tudo que você sonhou e desejou o que é mais importante? Essa atividade vai ajudá-lo a manter o Foco e não ficar atirando para todos os lados e de repente não atingir nada do que se sonhou.
3. Definido o foco, trace um plano de ação. Algumas perguntas vão ajudá-lo a elaborar um planejamento mais completo e detalhado:
a. O que quero fazer? Coloque o seu objetivo de forma positiva e quanto mais específico e detalhado for, melhor.
b. Qual é o investimento necessário? Tempo? Dinheiro? Devo abdicar de algo? Estou disposto a fazer o investimento? Saiba que para todo o resultado desejado é necessário fazer algum tipo de investimento. Poucas coisas caem do céu. A dica é: arregace as mangas e mão na massa!
c. Como conseguir os recursos? Pense nas possibilidades de conseguir os recursos que precisa. Se for, por exemplo, tempo, identifique quanto tempo é necessário. Depois disso, faça uma relação de TODAS as suas atividades diárias, faça isso para todos os dias da semana e identifique em que está gastando o seu tempo e como a nova rotina pode ser incorporada à sua vida.
4. Quando vou fazer? Nós só fazemos aquilo que nos propusemos fazer. Então, estabeleça prazo para cada ação. E vale à pena o reforço, enquanto mais específico for melhor, estabeleça mês, dia e, se necessário, hora para a realização das atividades necessárias para atingir os seus objetivos.
5. Quem irá fazer? A realização dos seus projetos deve ser, única e exclusivamente, de responsabilidade sua! Caso não esteja pensando assim, o que pode fazer para que a realização do seu objetivo dependa exclusivamente de você? Não terceirize a realização de seus projetos!
6. Como você terá certeza que atingiu o seu objetivo? Que evidência objetiva terá quando tiver realizado o seu objetivo? Estabeleça imagem mental da realização do seu objetivo, isso o ajudará a perseguir os seus sonhos com mais força.
Respondidas essas perguntas, você terá um planejamento completo. Você deve estar pensando que até aqui foi muito fácil. Grande parte das pessoas fazem bons planejamentos, mas o que falta a elas é um ingrediente fundamental, que é a DISCIPLINA para colocar em prática o que se planejou.
Para contribuir com a sua busca pela Disciplina, você precisa identificar o Valor dessa conquista para você. Pergunte-se: “Por que isso é importante para mim?” Para que você se dedique a um projeto, ele precisa ser importante, caso contrário, mais cedo ou mais tarde, você irá se boicotar. Então, pense porque é importante para você! Encontrada essa resposta você provavelmente terá encontrado o combustível que precisa para colocar todo o planejamento em prática.
Espero que essas palavras possam contribuir para a realização dos seus Desejos mais profundos.
Desejo ainda que você tenha muita saúde e força para transformar em energia para a realização de seus Sonhos! Lembre-se, mais do que pensar no resultado final, o mais gostoso e gratificante é curtir cada passo da caminhada.
Acredito que no final das contas o que todos buscamos é um motivo para sermos felizes! Então, que 2012 seja um ano de grandes realizações e de muita Felicidade!

Ana Maria da Silva Amorim Meira
Psicóloga, Pós Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas,
Consultora de Recursos Humanos e Coach