Assine nossa news

Está procurando uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Esteja atento a alguns aspectos que podem fazer toda diferença!

Por Ana Meira
A entrevista…
Por que será que bons candidatos são eliminados nessa etapa? Muito provavelmente porque não conseguem se mostrar o suficiente para os entrevistadores que, normalmente, possuem aproximadamente 40 minutos a uma hora para chegar a uma conclusão sobre o candidato. Então se você quer ser selecionado em processos seletivos concorridíssimos, para a vaga dos seus sonhos, deve-se preparar para essa etapa.
Pensando em uma forma de ajudar as pessoas que estão buscando uma recolocação ou até mesmo o seu primeiro trabalho, resolvi colocar no papel um pouco da minha percepção, adquirida ao longo de alguns anos como profissional de Recursos Humanos e também em alguns momentos como candidata.
A entrevista é uma das mais importantes e também uma das mais temidas fases dos processos seletivos.
O que os entrevistadores normalmente querem checar ao longo de uma entrevista? Na minha percepção resume-se em principalmente duas coisas: as suas competências para ocupar o cargo disponível e sua motivação. Todas as perguntas secundárias resumem-se basicamente nesses dois aspectos.
Entretanto, a preparação para a entrevista começa muito antes de você ser chamado para participar de um processo seletivo. Confira abaixo alguns pontos que considero importantes:
1. Preparação – Antes de se lançar ao mercado de trabalho, prepare-se! Avalie o seu currículo, a sua experiência e os possíveis gaps de desenvolvimento para ocupar uma boa posição em sua área de atuação. Seja crítico com você mesmo. Pergunte-se: “Se eu tivesse buscando uma pessoa para a posição que eu almejo, contrataria alguém com o meu perfil?” Se você for sincero, provavelmente identificará aspectos a desenvolver, como por exemplo, aquele curso de idioma que vem procrastinando, a nova tecnologia que ainda não aprendeu, a metodologia que precisa para desenvolver os seus projetos e em alguns casos, até aquela competência comportamental que tem sido alvo de constantes feedbacks diretos e indiretos dos seus gestores, colegas de trabalhos e até de seus familiares. Não se engane, se o bicho parece leão, tem cara de leão e se comporta como leão, é porque é leão mesmo! Se todas as pessoas lhe dão o mesmo feedback, fique atento, onde há fumaça costuma ter fogo!
2. Ação – Identificados esses gaps, mãos à obra! Relacione todos eles e estabeleça uma ordem de prioridade. Se não for possível desenvolver todas simultaneamente, estabeleça um plano de ação para ir eliminando os aspectos a desenvolver e se tornar mais competitivo. Para isso, avalie quais dessas competências que, se você colocar maior foco, vai trazer o maior impacto positivo.
3. Currículo – Quando perceber que está mais preparado faça uma revisão do seu currículo. Ele é o seu cartão de visitas, então cuide bem dele. Coloque as informações de maneira sucinta e clara. Confira eventuais erros. Por fim, peça às pessoas de confiança ou até mesmo um profissional da área para avaliá-lo. A dica aqui é: “não invente”. Todas as informações contidas em seu currículo devem ser confirmadas.
4. Disponibilize o seu currículo no mercado – Existem várias forma de fazê-lo: as redes sociais, sites e agências especializados, além do Net Work, que é fundamental!
5. Prepare-se para a entrevista – Entenda a entrevista como um processo onde terá que vender um produto e esse produto é o seu serviço a uma organização. Você precisa ser convincente, portanto, a primeira pessoa que tem que comprar é você mesmo! Esteja preparado para falar das suas competências, das situações nas quais usou cada uma delas e os resultados que obteve com sua utilização. Mais uma vez, reforço que a transparência é fundamental. Um bom entrevistador estará preparado para perceber quando um candidato está mentido. Portanto, seja convincente, mas verdadeiro!
6. Mostre o quanto está motivado – mesmo que você reúna todos os requisitos técnicos para o cargo que está concorrendo, se você não demonstrar o quanto a oportunidade é interessante para você, muito provavelmente não passará para a próxima etapa. O entrevistador precisa ver brilho nos seus olhos, o quanto conhece sobre a empresa e como poderá contribuir com os negócios. Dessa forma, se você não conhece muito sobre a empresa, busque pesquisar um pouco mais para ter repertório e também ter condições de questionar e em alguns casos argumentar de forma mais consistente.
Depois dessas observações, gostaria de fazer uma analogia entre o processo seletivo e uma competição esportiva: Exceto por uma fatalidade, vence a competição o atleta mais preparado. A mesma regra é válida para os processos seletivos, a pessoa que melhor se preparou, em todos os sentidos, tem maior probabilidade de sair vencedor.
Então esteja preparado e desenvolva a habilidade para demonstrar todas as suas competências a uma pessoa que não te conhece e terá um curto espaço de tempo para tirar todas as conclusões a seu respeito.
Espero que essa reflexão possa ter contribuído de alguma maneira com você que chegou até aqui e que o trabalho que procura possa lhe trazer grandes realizações pessoais e profissionais. E que mais que sucesso, você possa ser muito feliz fazendo aquilo que se propôs fazer.

Ana Maria da Silva Amorim Meira
Psicóloga, Pós Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas,
Consultora de Recursos Humanos e Coach