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Você quer escolher ou ser escolhido? Parte 1

Planeje a sua carreira e tenha mais opções no mercado de trabalho
Por: Ana Meira
Já faz algum tempo que o profissional delegava a gestão da própria carreira a uma organização. Nos dias de hoje impera o processo autogestão da carreira e do autodesenvolvimento.
O ideal é que o profissional defina o que quer buscar, aonde quer chegar e o que precisa para chegar. Definida essas questões ele identifica a empresa condizente com seus projetos e, em muitos casos, também com os seus valores.
Todavia, para estar nessa posição de escolher e não ser escolhido é necessário se preparar para enfrentar o competitivo mercado de trabalho.
No intuito de contribuir com aqueles que pretendem gerir a sua carreira, decidi colocar aqui algumas percepções acumuladas durante a minha carreira e atuação em Recursos Humanos, muitas delas, aprendidas a um custo muito elevado, mas aprendidas!
Não tenho intensão de esgotar um tema tão vasto e complexo como a gestão de carreira, mas gostaria de deixar a minha contribuição, principalmente para os que estão começando agora, para que possam otimizar os seus resultados e encurtar alguns caminhos.
Minha proposta não é presenteá-lo com uma fórmula mágica para fazer a melhor Gestão de Carreira. Até gostaria, mas ela não existe. Contudo, existem alguns pontos que podem ser observados e, com isso, aperfeiçoar os resultados:
1. Autoconhecimento – Conhecer a si mesmo é a ‘pedra’ fundamental para quem quer construir uma carreira sólida e bem sustentada.
Existem várias formas de fazer isso, dentre elas estão o processo de terapia, o Coaching, a orientação vocacional e até mesmo algumas soluções mais caseiras e mais acessíveis, como por exemplo, responder a algumas perguntas, tais como: O que gosto de fazer? O que me dá prazer? O que brilha os meus olhos? O que me faz dormir tarde e acordar cedo? O que faço muito bem? Quais são as minhas crenças? Quais são os meus valores? Quais são as minhas potencialidades? Quais são as minhas fragilidades? Com essas perguntas, você não terá resolvido todos os enigmas, mas pelo menos terá um norte, uma direção a seguir.
2. Escolha da Profissão – Um bom começo pode garantir uma boa trajetória e um bom fim. Por isso, invista tempo nessa fase. Ao definir por uma área de conhecimento, busque algo que você se identifica, que gosta de fazer. Pense que a profissão escolhida será, muito provavelmente, a que desempenhará por 30/40 anos da sua vida. Pensou? Você vai concordar comigo que precisa ser algo que lhe traga principalmente satisfação pessoal, além do reconhecimento, seja ele financeiro ou não.
3. Desenvolva e aprimore também as competências comportamentais – Busque todo o conhecimento necessário, mas também se dedique aos aspectos comportamentais. Competências como comunicação, negociação, flexibilidade, trabalho em equipe, criatividade e inovação são alguns exemplos de competências imprescindíveis para potencializar o seu crescimento profissional. Sem falar de Ética e Caráter.
4. Prepare-se para o mercado – Busque paralelamente à sua formação também uma forma de praticar o que está aprendendo. Os estágios são excelentes para isso, sem falar, que é uma porta que pode se abrir para uma possível contratação no futuro.
5. Planeje-se – desenvolva a habilidade de planejar não só as suas atividades, mas a sua carreira. Coloque metas e desenvolva planos de ação para atingi-las.
Para ficar mais didático e promover melhor assimilação, dividi esse conteúdo em duas partes. Na próxima semana você irá conferir mais cinco dicas para gestão da sua carreira.
Aguarde em breve sairá o complemento!
Ana Maria da Silva Amorim Meira
Psicóloga, Pós Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas, Consultora de Recursos Humanos e Coach