Assine nossa news

Você quer escolher ou ser escolhido? Parte 2

Planeje a sua carreira e tenha mais opções no mercado de trabalho
Por: Ana Meira
Como prometido, darei continuidade ao nosso assunto iniciado na semana passada. De lá para cá, tem refletido sobre o que conversamos? O que tem feito de diferente para potencializar a sua carreira?
Faço convite que continue lendo:
6. Comemore as suas vitórias – valorize as suas conquistas, mesmo que pareçam pequenas. Vibre com suas vitórias. Isso lhe dará mais força para ir mais longe.
7. Vá além – busque agregar a sua formação e estágios outras formas de aprendizados. Leituras ligadas a sua área, palestras, visitas técnicas, conversar com profissionais mais experientes são alguns exemplos. Além disso, lembre-se que uma língua estrangeira, principalmente o Inglês, pode fazer se não toda, uma grande diferença em sua carreira. Pense nisso!
8. Faça o seu melhor sempre! Dê 120% de você!– supere os seus gestores, mas principalmente a você mesmo!
Normalmente somos contratados em uma organização para darmos 100% do nosso potencial, mas se dermos um pouquinho mais, o resultado será uma diferença enorme. As pessoas que se destacam fazem mais do que são contratadas para fazer.
9. Amplie sua visão de mundo e Faça Network– conecte-se com o mundo e com as pessoas, busque conhecer coisas sobre a sua área de atuação, mas é importante saber o que acontece fora da sua ‘caixinha’. Isso abrirá a sua mente para outras possibilidades.
Estabeleça e mantenha bons relacionamentos, as competências técnicas são imprescindíveis, mas um bom relacionamento pode ser o divisor de águas entre o sucesso e o fracasso.
10. Aprenda continuamente – Esse é o lema: ser um eterno aprendiz. Aprender coisas novas e em alguns momentos desaprender tornou-se fundamental para quem quer continuar ativo no mercado de trabalho. Não é possível mais se contentar só com a Graduação ou uma Pós, a mente tem que estar aberta a todas as possibilidades e oportunidades de conhecimento.
Espero que essas dicas possam contribuir para a sua carreira e que você utilize esses ingredientes para fazer um delicioso banquete. Pois a dedicação a uma carreira deve ser além de tudo prazerosa. Tem que valer à pena acordar cedo e dormir tarde e dedicar horas a fio a uma atividade.
Acredito que devemos buscar o sucesso, mas antes de tudo a felicidade. Portanto, respeite os seus princípios e valores e principalmente seja feliz fazendo aquilo que escolheu fazer. Dessa forma, você encontrará o seu sucesso, talvez não da forma que é preconizado pela sociedade, mas condizente com suas escolhas.
Ana Maria da Silva Amorim Meira
Psicóloga, Pós Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas, Consultora de Recursos Humanos e Coach