Assine nossa news

Não deixe que sua roupa fale mal de você

Por: Raphaela Dutra Izac
Os exageros atingem muita gente que gasta no afã de “estar bem vestido”, quando na verdade, vestir-se bem dispensa grandes e fabulosos gastos, além de preservar a identidade visual da pessoa. Exageros permitem que as roupas falem mal de quem as veste.

Pelo modo de se vestir você expressa um pouco de sua personalidade. É por isso que existe a necessidade de por em prática o bom senso e conhecimentos a respeito do assunto e deixar de lado o preconceito contra dicas de moda.

Quem trabalha o dia todo sabe que a roupa ideal é aquela que chega inteira ao final do expediente, depois de um dia de “corre-corre”, horas em frente ao computador e que resiste ainda, bravamente, ao desce e sobe de escadas. Geralmente, essas peças se encaixam em um guarda roupas básico e personalizado, dependendo do cargo que você ocupe, da sua atividade profissional e das exigências de sua empresa.

É muito importante não esquecer que no trabalho, o que está em jogo são suas idéias, sua eficácia, seu desempenho e competência. Portanto, para as mulheres, uma boa dica é deixar para insinuar o corpo escultural, o bronzeado das férias, o implante de silicone ou o efeito da academia nas pernas em outro local, que não o de trabalho.

Para as executivas, o quesito aparência é mais rígido, por isso exige-se uma produção mais personalizada e discreta, sem, no entanto, perder o charme. Apostem em peças avulsas, como blazers de cores neutras, calça preta social e sapato fechado, pois permitem composições inteligentes, além de prepararem para ambientes de variações climáticas. E para não errar, crie seu visual com uma cor e variações da mesma família, o conhecido ‘ton sur ton’, investindo em diferentes texturas. Evite roupas muito esportivas e curtas, combinação de cores contrastantes, bijuterias em excesso, maquiagem carregada e no ambiente de trabalho, abomine a barriga de fora.

Já para as mulheres que têm uma maior flexibilidade na hora de se vestir, podem se sentir mais livres e se darem ao prazer de serem um pouco mais ‘ousadas’.

Apostem em calças jeans básicas, saias, camisas ou blusas brancas, bolsas e sandálias de cores neutras. O jeans é uma espécie de passaporte para quase todas as situações, porém, é preciso saber usá-lo. É um modelo que fica bem em todo tipo de corpo e como todo básico, permite algumas extravagâncias.

Evite jeans coloridos demais ou com enfeites (são modelos sazonais), jeans “over sized” (propositalmente grandes), calças “semi-baggy” (não fazem parte mais nem de museu), decotes e fendas exuberantes e estampas berrantes.

Quanto aos acessórios, eles são o acabamento final do visual. São eles que personalizam seu traje. Um acessório em excesso ou fora de lugar pode colocar em risco toda sua aparência. Permita-se, mas sem ostentação.
Fonte: http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal75/comportamento_moda.aspx