Assine nossa news

“Encarar os problemas de frente também é sustentabilidade”, afirma CEO da AES Brasil

Palestra de Britaldo Soares abre edição 2012 da série Liderança Sustentável no Administradores.com, parceria com a Plataforma Liderança Sustentável

Quando assumiu o cargo de CEO da distribuidora de energia AES Brasil, Britaldo Soares confessa que sustentabilidade não era assunto de muita relevância na empresa. “Precisava reposicionar a companhia perante os mais variados stakeholders”, contou. Iniciar a inserção do tema no negócio com medidas pontuais representou um grande passo. Mas, após dois anos de investimentos, o recebimento de um prêmio mudaria para sempre as ideias do presidente.

“Aquilo me incomodou muito. A premiação era importante, mas reconhecia uma iniciativa específica da empresa. Notei como nossas práticas eram desordenadas, não engajavam os funcionários numa mesma direção. Aí caiu a ficha”, disse Soares. A lição tirada? “Encarar os problemas de frente também é sustentabilidade.”
Ao longo de dois anos, a AES Brasil desenvolveu sua própria Plataforma de Sustentabilidade, para alinhar os princípios e compromissos da companhia com o tema. Aqui, outro desafio para o líder: como fazer dessa política algo inerente ao negócio, que não fosse cortado da gestão na primeira dificuldade financeira? “Pés no chão, pés no negócio”, respondeu. Assim, a plataforma passou a integrar o planejamento estratégico, de longo prazo, para cerca de 400 líderes dos diferentes setores da companhia.
Aplicar esse plano na prática exigiu um processo de educação para mostrar aos 7.500 funcionários da AES Brasil qual o papel de cada um na gestão sustentável e provocá-los a colocá-la em prática. A meta ainda não foi atingida, mas, para Soares, líderes cada vez mais engajados podem garantir o sucesso da empreitada.
Veja as lições desse caso na palestra de Britaldo Soares na Plataforma Liderança Sustentável, cujos vídeos da edição de 2012 serão divulgados no Administradores.com.

Por Plataforma Liderança Sustentável, especial para o Administradores.com