Assine nossa news

Estudo aponta os desafios que o RH ainda deve superar

Atuar em um ambiente de trabalho global e virtual e oferecer valor tangível estratégico são alguns dos principais desafios delegados à área de gestão de pessoas, conforme aponta um recente estudo global da consultoria KPMG, que leva o título de Repensando os recursos humanos em um mundo em transformação.

Na pesquisa, feita com 418 líderes, o recrutamento e a retenção de profissionais são percebidos como essenciais para o sucesso de qualquer negócio, apesar de muitos considerarem as atividades de RH não essenciais, e, em alguns casos, ineficazes. Assim, em um ambiente cada vez mais complexo, a conclusão é a de que o RH ainda tem tarefas para cumprir e algumas percepções antigas a serem superadas.

Os números do levantamento apontam que 81% dos entrevistados dizem que uma estratégia de gerenciamento de talentos eficaz será fundamental para o sucesso competitivo de suas empresas, e 59% acreditam que o RH vai ganhar maior importância estratégica nos próximos anos. Por outro lado, apenas 17% dos executivos afirmam que o RH faz um bom trabalho e demonstra, de fato, sua importância para os negócios.

“No mínimo, o RH tem um problema de percepção, embora em muitos casos ele possa realmente não ter conseguido oferecer valor real”, comenta Robert Bolton, líder global e europeu do Centro de Excelência em Transformação de RH da KPMG. “Apesar de a globalização e a virtualização do trabalho representar novos desafios, avanços na tecnologia estão oferecendo uma grande oportunidade para os RHs atenderem melhor as necessidades de aquisição de uma força de trabalho dinâmica e em transformação”, diz o executivo.

Segundo Patricia Molino, sócia-líder de People Change da KPMG no Brasil, apesar do grande esforço nas últimas duas décadas da área de recursos humanos para atuar de maneira estratégica, o reconhecimento desta contribuição ainda é tímido, indicando que outros caminhos precisam ser percorridos para se cumprir esta missão.
“Pode parecer óbvio que as novas tecnologias da informação e comunicação têm transformado a área de RH, mas lidar com as mudanças e com a quantidade monumental de possibilidades e escolhas que elas representam é, sem dúvidas, um desafio enorme. Gerir essa transformação da maneira mais produtiva para os negócios será um diferencial competitivo. Se a virtualização de determinadas áreas e profissionais é um imperativo dos negócios, o desafio reside em manter a lealdade e a produtividade nas organizações, preservando a cultura empresarial e seus valores, por exemplo”, explica Patrícia Molino.

Outras conclusões
De modo geral, a pesquisa destaca a necessidade de se atingir a compreensão e a antecipação das necessidades por uma força de trabalho global e flexível. Embora a tecnologia tenha gerado uma mudança profunda na atividade do RH, a grande oportunidade está assentada no uso efetivo de dados analíticos, com o objetivo de melhorar a gestão.

Ter sucesso no gerenciamento dessa nova força de trabalho é uma das principais preocupações dos respondentes da pesquisa.No entanto, apenas um em cada quatro entrevistados afirma que o RH se sobressai na aquisição e retenção de talentos mundialmente, estimulando a contratação de uma força de trabalho virtual e o aumento da globalização dos negócios.

Os resultados do relatório apontam para o maior engajamento dos funcionários como a solução definitiva para os desafios em RH. Consequentemente, o raciocínio criativo deve ser aplicado ao desenvolvimento de novas políticas em recursos humanos, que irão estimular o engajamento das pessoas menos comprometidas com a organização. Para as empresas obterem sucesso, elas terão que encontrar maneiras de aplicar novas políticas globalmente e, ao mesmo tempo, acomodar as condições de mercado locais e diferentes culturas.

Fonte: http://revistavocerh.abril.com.br/materia/estudo-aponta-os-desafios-que-o-rh-ainda-deve-superar?goback=%2Egde_2223562_member_210212897