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10 dicas para se ambientar nos primeiros dias de trabalho novo

Como diz o ditado popular, é a primeira impressão é a que fica, então cuidado com os primeiros dias de trabalho, mas não se afobe

Roberto Recinella,
Todo mundo tem a preocupação em causar uma impressão positiva, mas não deve se esquecer de manter mente aberta para ter a oportunidades de mostrar suas habilidades e capacidades durante todo o tempo em que estiver trabalhando nesta empresa , um dia de cada vez , mas seguem algumas dicas para ajudá-lo.
1. Seja rígido com você mesmo, chegue na hora ou até um pouco antes, se vista de um modo tradicional semelhante a como foi no processo seletivo , com o tempo você percebe qual a forma de se vestir na empresa. Nada de piadinhas e tapinhas nas costas , seja serio mas não deixe de sorrir. Crie um sistema próprio para lembrar os nomes das pessoas que for conhecendo e suas funções.
2. Olha boca menino! Cuidado com o seu linguajar controle as gírias e principalmente palavrões. Não mantenha conversas desnecessárias com os colegas , busque as informações que necessita mas não deixe isso se tornar um bate-papo.
3. Seja simpático e humilde , não interessa o cargo que irá ocupar cumprimente todo mundo e aproveite para ouvir as pessoas afinal elas estão na empresa há mais tempo que você , esteja aberto para conversar e a contar a sua historia , aproveitando para se reinventar e mudar
4. Evite ser arrogante . Mude , não caia na armadilha de acreditar que será bem sucedido na nova função fazendo apenas aquilo que fazia bem anteriormente. Aprenda com seus erros anteriores e recrie suas habilidades e talentos e evolua como profissional
5. Seja você mesmo . Relaxe e evite exageros em sua apresentação e interação com os novos colegas. Evite tentar impressionar seus colegas e chefes com suas historias de sucesso , aproveite para ouvir e aprender ao invés de querer ser o centro das atenções ou mesmo se comprometer em realizar tarefas que ainda não está preparado, senão “o tiro sai pela culatra” e pode reverter negativamente para a sua imagem.
6. Não force a barra, conquiste as pessoas aos poucos. Todos nós nos sentimos como um alienígena nos primeiros dias de trabalho , mas lembre-se outros dias virão , você não precisa fazer tudo no primeiro dia , isso vale principalmente para as pessoas ao seu redor , cada uma delas tem um ritmo e nem sempre são solidarias com a sua situação , respeite os espaços de cada um. Um novo emprego implica em novas regras e novos relacionamentos evite saltar etapas , segure a sua ansiedade.
7. Fuja de fofocas e rótulos. Nos primeiros dias as pessoas tentarão “fazer a sua cabeça” através de historias e fofocas sobre fulano ou beltrano por isso se mantenha no âmbito das conversas casuais e de trabalho. Também evite julgar e “rotular” as pessoas ao seu redor antes de realmente conhecê-las , é comum simpatizarmos com uns mais do que com outros.
8. Conquiste o direito de avançar e falar , aprenda as regras tacitas e contratos psicológicos da empresa o quanto antes observando como as pessoas se comunicam e realizam as suas funções , respeite este código antes de querer muda-lo ou enfrenta-lo.
9. Não seja puxa –saco , evite tentar fazer alianças estratégicas chamando colegas que julgue importante ou chefes e chefes dos chefes para almoçar, nos primeiros dias ande com uma “tribo” almoce onde eles almoçarem e aproveite para conhecer os seus colegas. Almoçar sozinho também não é recomendado passa um ar de arrogância e prepotência , não almoçar e ficar trabalhando é pior ainda.
10. Não compare sua empresa atual com a antiga , sei que é difícil , então faça isso só dentro da sua cabeça, evite dizer que o ar condicionado era melhor, a cadeira era mais confortável ou o teclado era ergonômico . Se adapte a nova realidade , senão alguém acabará lhe fazendo a perturbadora pergunta: “Então por que você saiu de lá se era melhor?”.
Não existe receita de bolo , siga o seu coração e o bom senso as dicas acima são apenas para que você não cometa erros básicos , mas cada empresa bem como cada pessoa tem suas próprias características explore-as. Planeje e crie as suas próprias estratégias.
Suce$$o