Assine nossa news

Dicas de marketing pessoal para garantir uma boa imagem profissional

Por Gisele Meter, Tempo de Mulher
imagem de pessoas Foto: Thinkstock
Atualmente, não basta mais saber fazer para garantir uma boa imagem profissional, é preciso também mostrar o que sabe fazer, conquistando assim a visibilidade necessária para garantir uma boa imagem profissional. Para isto, uma boa estratégia e marketing pessoal podem ser boas ferramentas.
O marketing pode ser facilmente definido como um conjunto de métodos e procedimentos que as empresas utilizam para vender seus produtos e serviços. Este termo, no entanto, ganhou novo sentido e agora também pode ser utilizado para outros fins, como para beneficio de sua própria carreira, sendo chamado então de marketing pessoal.
O marketing pessoal procura destacar habilidades que garantem chamar a atenção de forma positiva para o aspecto profissional, isto não é uma habilidade inata, que nasce com a pessoa, mas é algo que pode ser aprendido e desenvolvido com o tempo.
Para garantir um bom resultado e assim conquistar uma imagem profissional positiva é necessário ficar atento às atitudes, pois marketing pessoal envolve percepção, atenção aos detalhes e disciplina. Não se trata de parecer o que não é, mas de destacar qualidades já existentes ou que podem ser aprimoradas.
São atitudes pessoais e comportamentais como, por exemplo, cuidar da aparência, expor ideias, demonstrar interesse e moderar o tom de voz, que garantem notoriedade e reconhecimento profissional de sua equipe ou chefe no ambiente de trabalho.
O que ocorre hoje é que em muitos casos temos níveis de profissionais muito semelhantes, com as mesmas competências, habilidades e até o mesmo conhecimento técnico, o que diferencia neste caso é o marketing pessoal de cada um, ou seja, como cada um vai vender sua imagem profissional, sendo este o grande diferencial procurado pelas empresas. São atitudes que muitas vezes podem parecer detalhes, mas que fazem uma grande diferença na carreira, contribuindo assim para o sucesso profissional desejado.
* Gisele Meter é psicóloga, diretora executiva de Recursos Humanos e palestrante, atua com gestão estratégica de pessoas, adora escrever sobre o universo feminino nas organizações e acredita que uma mulher pode ser tudo o que quiser desde que acredite em sua força interior.