Assine nossa news

Elimine comportamentos sabotadores e comece 2014 com tudo!

Por José Roberto Marques para o RH.com.br
Aproveite para avaliar suas atitudes e começar 2014 com novos hábitos.

Elimine comportamentos sabotadores que te impedem de conquistar sonhos, objetivos e projetos para o próximo ano.
Confira a seguir, os principais agentes considerados sabotadores e saiba como trabalhar em cada um deles:

Desmotivação
Com a rotina do dia a dia é normal ficar desmotivado e sem ânimo para continuar. Por isso, este fim de ano é uma excelente oportunidade para dar uma “mãozinha” e converter essa conduta negativa em uma força motivadora, para fazer de 2014 um ano diferente e muito mais promissor do que o anterior.

Procure, por exemplo, identificar as causas deste mal e comece a trabalhar nesses fatores. Realize atividades que te tragam prazer e bem-estar. Se possível, sempre tenha um bom relacionamento interpessoal com seus colegas e superiores, evitando focar toda a sua atenção apenas nos problemas.

Lembre-se de que todas as experiências pelas quais passamos têm uma intenção positiva. Por isso, identifique-as e tire proveito apenas do que for bom nestas situações.

Ansiedade
A ansiedade é um agente considerado dificultador e presente na vida de muitos profissionais. A causa deste mal pode estar ligada a inúmeros fatores como a preocupação, a improdutividade ou mesmo o cansaço. Este comportamento, se não trabalhado adequadamente e evitado, pode prejudicar não somente a saúde física como também o lado psicológico dos profissionais.

Por esse motivo, para evitar a ansiedade, procure levar a vida de maneira mais leve e pegue menos “pesado” com você mesmo. Evite focar-se somente no trabalho e dê um tempo para si. Relaxe, descanse e mantenha hábitos saudáveis que se tornarão um diferencial positivo para sua vida.

Desorganização
Se você é daqueles profissionais que sentem dificuldade em se organizar em meio a tantas coisas para realizar e prazos a bater, é importante criar uma rotina de trabalho.

Fazer uso de uma agenda ou mesmo criar uma planilha de tarefas, por exemplo, pode ser importante neste processo de organização.

Falta de foco
Se neste ano seu maior sabotador foi a falta de foco, é hora de avaliar isso rapidamente e não deixar para depois. Para ter foco no que realmente é importante, uma ótima dica é separar seu trabalho por ordem de prioridade, assim ficará mais fácil identificar o que fazer primeiro além de evitar que suas tarefas sejam entregues fora do prazo estabelecido.

Afasta-se do que te desvia do foco como conversas paralelas, ligações pessoais ou mesmo as redes sociais. Deixe estas atividades para os momentos de intervalo.

Aproveite as dicas e comece 2014 com o “pé direito”.