Assine nossa news

Recrutamento e Seleção de Pessoal: uma combinação de técnica e arte.

Pedindo licença a um cliente que postou em nosso site, o seguinte depoimento: “Dizem por aí que o sucesso depende de uma série de fatores, mas pouco se comenta sobre o início desta longa jornada vitoriosa. Para mim, o sucesso de uma equipe começa na escolha de seus integrantes. Tarefa árdua que ganha contornos de simplicidade e precisão de mira a laser quando executada pelos profissionais competentes …” https://www.muitomaisselecao.com.br/clientes/ .

Concordando com este cliente, a competência em selecionar pessoas, não está apenas na utilização das melhores e mais inovadores ferramentas, mas na habilidade de utilizá-las de forma contextualizada, identificando pontos de aderência entre o profissional e a empresa para a qual a pessoa esta sendo selecionada.
Ainda citando o nosso mui prezado cliente, “precisão de mira a laser”, conseguida através do estudo sobre a realidade do cliente, para entender a cultura, valores, visão, enfim o negócio e o contexto em que ele está inserido.
Aliada às condições citadas, outros cuidados são de fundamental importância, além da habilidade do selecionador para avaliar as sutilezas demonstradas pela pessoa em avaliação, de forma inconsciente.

Para selecionar profissionais dentre tantos, e muitos deles aparentemente semelhantes profissionalmente, é preciso que o selecionador seja capaz de combinar a técnica e a arte de perceber sutis manifestações comportamentais que farão toda diferença na adaptação e no sucesso deste na organização.

Portanto, criatividade, curiosidade, inovação, acuricidade de percepção, perspicácia, simplicidade… são o que fazem do selecionador uma peça fundamental para o sucesso da empresa, possibilitando rápida adaptação e maior produtividade de seus colaboradores, além de evitar despesas com tournover, absenteísmo.
Por Margarida Silva
Sócia diretora da Muito Mais Seleção.