Assine nossa news

Investindo no autoconhecimento para crescer como líder

Entender quais são os aspectos positivos para potencializá-los, os aspectos negativos para desenvolvê-los e, além disto, quais são as oportunidades coerentes com o próprio perfil, faz toda a diferença na equação sucesso e fracasso
Escrito por Ana Maria da Silva Amorim Meira*

Um tema muito debatido entre os profissionais de Recursos Humanos e Consultores de Carreira é o sucesso x fracasso profissional. Porque algumas pessoas conseguem sucesso e outras não?

A grande maioria dos profissionais é unânime em afirmar que sem se conhecer bem fica muito difícil atingir o que se deseja, até porque também fica difícil conhecer qual é de fato o verdadeiro desejo. Por isso, o autoconhecimento é um dos pilares preponderantes para quem está construindo uma carreira.

Entender quais são os aspectos positivos para potencializá-los, os aspectos negativos para desenvolvê-los e, além disto, quais são as oportunidades coerentes com o próprio perfil, faz toda a diferença na equação sucesso e fracasso.

Outro fator relevante é que a maioria das pessoas não sabe aonde quer chegar, e, se não sabe, o destino é incerto. É mais ou menos a máxima do nosso querido Zeca Pagodinho: “deixa a vida me levar, vida leva eu…”

E as coisas vão acontecendo, o tempo vai passando e nem sempre se acorda para tomar as rédeas da própria vida. Talvez até porque se pretende justificar o fracasso com as famosas frases prontas: “Como não estava no comando, não sou responsável pelo destino aonde cheguei…” ou “não dependia de mim…” Sem sombra de dúvidas é mais fácil fazê-lo. Quanto aos resultados? Não espere por eles!

O que as pessoas buscam de uma maneira inconsciente é ter sucesso. Na impossibilidade do sucesso, querem evitar o fracasso e ficar na mediocridade.

Sem falar que o conceito do que vem a ser sucesso pode variar entre as pessoas, é também comum pensar em sucesso como um evento isolado algo que acontece ao acaso, e não como algo que é construído ao longo do tempo como uma sequência de ações. Para exemplificar o que está sendo dito tomemos, por exemplo, o objetivo de se ter um corpo malhado e escultural, para o qual é necessário mudanças de hábitos alimentares e muito suor. Não se dorme flácido e se acorda durinho, sarado, malhado. Da mesma forma é o sucesso profissional! Para que seja consistente, são necessários investimentos.

Somado a isso tudo, acrescenta-se também outro aspecto importante que é o autodesenvolvimento. Sem ele é impossível pelo menos tentar acompanhar as constantes mudanças de um mundo sem fronteiras, onde o volume de informação dobra a cada ano e a toda hora uma novíssima tecnologia substitui a invenção que até há pouco tempo era considerada como revolucionária.

Acredita-se que a grande sacada é a disciplina. Se pegarmos a história das pessoas que obtiveram sucesso, na grande maioria delas, a disciplina fez muita diferença. O fato é que tudo tem um preço, inclusive o seu objetivo. A pergunta é: o investimento vale o preço a ser pago? Se não vale, talvez valha à pena repensar o seu objetivo e se sim, prepare-se para arregaçar as mangas e ir à luta.

Você pode estar pensando nesse momento, que esta é mais uma receita de bolo. Mas não se trata disso, mas mesmo que fosse, os pratos sempre saem um pouco diferentes uns dos outros. Visto que entre a receita e a sua elaboração, tem sempre alguém que quer incrementar, marcar com seu estilo a elaboração de algo novo. Na vida profissional também é assim, as pessoas têm o poder de dar o tom e a cor às suas realizações, elementos estes que vêm do coração, da vontade, do desejo individual e do investimento que cada um se propõe a fazer.

Diante de todas essas indagações o processo de Coaching surge como algo capaz de potencializar os resultados das pessoas. Através de ferramentas, técnicas e metodologias aplicadas por um profissional qualificado para isso. O Coaching permite a elevação do nível de autoconhecimento e na sequência ajuda as pessoas a definir os seus objetivos e a encontrar o melhor caminho para atingi-los.

O Coaching é um processo de transformação recomendado para todos que procuram melhores resultados, sejam eles no âmbito pessoal ou profissional.

*Ana Maria da Silva Amorim Meira é Psicóloga, Especialista em Gestão de Pessoas, Professora de cursos de MBA, Consultora de Desenvolvimento Humano e Coach.
Fonte: http://www.businessreviewbrasil.com.br/business_leaders/investindo-no-autoconhecimento-para-crescer-como-lide