Assine nossa news

Tempo é dinheiro, saiba administrá-lo

Por Ana Maria da Silva Amorim Meira*

Fazer a gestão do tempo no mundo moderno tornou-se um grande desafio. Atualmente uma das principais queixas das pessoas é a falta de tempo, tanto é que a vida virou uma correria. Você encontra um amigo que não vê há muito tempo e fala: “Há quanto tempo não o vejo! Estou na correria!” E isso não deveria ser o normal, a não ser que você seja um maratonista.

A tecnologia que prometia tornar a vida mais fácil parece não favorecer os relacionamentos interpessoais. As pessoas estão o tempo todo conectadas, ligadas aos e-mails e redes sociais e, contraditoriamente, estão cada vez mais se afastando daqueles que estão ao seu lado. Essa mesma tecnologia parece ter criado uma forma de comunicação que gera um abismo entre as pessoas. Nesse sentido, abre-se precedente para um questionamento se é realmente a tecnologia ou a forma que é utilizada?

Junto a essa pergunta outra é inevitável: É possível administrar o tempo? Como dizia Einstein, o tempo anda a uma velocidade constante de 60 segundos por minuto, 60 minutos por hora e 24 horas por dia. Sendo assim, como fazer a administração do tempo? Será que as pessoas não estão equivocadas em sua colocação? Compartilha-se aqui da ideia de que o que se pode administrar são as atividades e ações e, se isso for feito de forma adequada, é possível encontrar mais equilíbrio na vida e torna-la mais prazerosa.

Com uma boa administração pessoal é possível conseguir resultados fantásticos! Mas quando as pessoas ouvem esse termo administração pessoal logo se remetem a algo rígido, inflexível, todavia, não precisa ser assim. A defesa aqui é pela organização das atividades alinhadas com seus objetivos de vida e que possam lhe trazer satisfação.

A metodologia de administração de tempo desenvolvida por Christian Barbosa, chamada a Tríade do Tempo define o tempo como uma tríade que se divide em atividades: importantes, urgentes e circunstanciais.

Na definição de Christian:

• Importante: é algo que tem que ser feito, vai trazer resultados para você em curto, médio ou longo prazo. A esfera da importância contém atividades verdadeiramente importantes para a sua vida. Aquelas que trazem resultados mais efetivos.
• Urgente: Urgências são todas as atividades em que o prazo terminou ou está curto e devem ser feitas imediatamente!
• Circunstanciais: são atividades que desperdiçam o tempo e que as pessoas fazem sem vontade ou devido à pressão de outras pessoas. Podem ser também atividades feitas em excesso.

Christian ainda traz cinco princípios-chaves da administração das atividades, que são:

1. Descarregar – transferir da cabeça para o papel ou para qualquer outro recurso que lhe ajude organizar as suas atividades. Por melhor que seja a sua memória, ela poderá lhe deixar na mão fazendo com que atividades importantes se tornem urgentes.

2. Planejar – O planejamento é a melhor forma de ganhar tempo. Após listar todas as suas atividades, planeje-as e defina data para a realização.

3. Antecipar – sempre que possível antecipe-se. Dessa forma, você evita contratempos de última hora.

4. Priorizar – Numere as atividades por ordem que elas devem ser realizadas e acompanhe a realização.

5. Equilibrar – importante dividir o seu tempo de forma que consiga dar atenção para cada uma das áreas da sua vida de forma equilibrada. Quando uma área da vida não vai bem, acaba por prejudicar as demais.

O processo de coaching surge como uma excelente ferramenta para ajudar as pessoas a potencializarem os resultados positivos e dentre outras coisas ajuda-las na otimização do seu tempo. Afinal as desculpas perfeitas para não realizar algo, na maioria das vezes, recaem sobre o tempo e o dinheiro. O tempo, você já sabe como começar administrar. Já o dinheiro… esse com certeza virá com uma boa gestão das suas atividades no tempo. Afinal, tempo é dinheiro, não é verdade?

*Ana Maria da Silva Amorim Meira é Psicóloga, Especialista em Gestão de Pessoas, Professora de cursos de MBA, Consultora de Desenvolvimento Humano e Coach

Fonte: http://www.businessreviewbrasil.com.br/business_leaders/gestao-do-tempo-um-desafio-possivel