Assine nossa news

Os 10 empregos que estão desaparecendo nos EUA

Diante de avanços tecnológicos, diversas funções perderão espaço (lá e também aqui no Brasil)
SEU EMPREGO ESTÁ EM RISCO?
homem sentado FOTO: SHUTTER STOCK)
Recursos digitais estão cada vez mais presentes nas nossas vidas. O efeito disso no mercado de trabalho são tarefas baseadas em antigas tecnologias perdendo espaço. É o caso dos carteiros — qual foi a última vez em que você enviou uma carta para um amigo?
Um novo estudo feito pelo site especializado em carreira CareerCast revelou dez profissões populares que devem perder parte de seus postos até 2022. A análise foi realizada com base nos dados do órgão de economia e estatística Bureau of Labor Statistics (BLS). Confira a lista e saiba se seu emprego está ameaçado:
1 – Carteiro. A comunicação instância possibilitada pela web tornou muito fácil conversar com pessoas à distância, colocando os carteiros no topo do ranking de empregos em risco. “O mercado de trabalho será afetado negativamente pela queda no volume de cartas devido ao crescimento dos pagamentos de contas automáticos e do e-mail”, afirma o BLS. A contratação na área deve cair 28%.
2 – Agricultor. Novas tecnologias permitem que aqueles que já trabalham na agricultura realizem mais com menos recursos — e claro, menos trabalhadores. A contratação na área cairá 19%.
3 – Leitor de medidores. A implementação de leitores remotos permitirá que empresas de serviços públicos, como água e energia, tenham acesso aos dados de uso do cliente sem o envio de trabalhadores para a vistoria. A contratação cairá 19%.
4 – Repórter de jornal impresso. O declínio de assinaturas e a diminuição de vendas de publicidade terão impacto negativo no poder de contratação de periódicos que adotam o papel. Até 2022, cairá 13%.
5 – Agente de viagens. Com turistas optando por organizar suas próprias férias ou utilizando ferramentas online, menos profissionais serão necessários. A queda na contratação será de 12%.
6 – Lenhador. Avanços tecnológicos na indústria madeireira exigirão menos profissionais. Para completar, as pessoas devem diminuir o uso de papel, o que também prejudica o setor. A contratação na área cairá 9%.
7 – Comissário de bordo. Cortes no número de voos afetarão a indústria. As projeções de contratação não apontam para um aumento na próxima década. O declínio será de 7%.
8 – Operador de furadeiras de coluna. A contratação nas fábricas também sofrerá com avanços na tecnologia. A queda na contratação será de 6%.
9 – Funcionários de gráficas. O uso de papel diminuirá. Junto com ele, o trabalho disponível em gráficas. A contratação cairá 5%.
10 – Fiscal de impostos. “Reduções orçamentais nos últimos anos resultaram em diminuição da contratação em agências que empregam esses trabalhadores”, afirma o BLS. Até 2022, a queda será de 4%.

Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Carreira/noticia/2014/07/os-10-empregos-que-estao-desaparecendo-nos-eua.html