Assine nossa news

Conheça algumas dicas que vão potencializar os seus resultados em 2015

Ano novo é sempre tempo de renovar as promessas,  de desejar coisas boas e ter nova oportunidade de materializar os velhos sonhos. Como é boa essa época do ano! Sonhamos de olhos abertos, renovamos as nossas esperanças e também as nossas forças. Como dizia o nosso saudoso Carlos Drumond de Andrade: “Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão”.  Drumond era realmente brilhante!

No entanto, para que esse momento não se torne apenas uma empolgação passageira e com possíveis frustrações futuras, é preciso utilizar algumas técnicas para definir suas metas para o ano novo. Nesse momento, você deve estar se questionando se realmente existem técnicas para isso. E a resposta é sim. Para que suas metas se tornem realidade é preciso saber pedir!

Então, aí vão algumas:

Dica número 1: seja específico ao pedir – Defina nos mínimos detalhes o que quer. Se você está em busca do amor da sua vida, por exemplo, descreva como é a pessoa que busca e quais são as principais características que ela deve ter.

Dica número 2: utilize o verbo no afirmativo e no presente – Diga diretamente o que quer ao invés de dizer o que não quer. Diga o que está disposto a fazer no presente: “eu quero, eu faço, eu escolho”. A informação neurológica que deve ser transmitida ao seu cérebro é a que está acontecendo aqui e agora, aquela que quer que aconteça.

Dica número 3: os objetivos devem estar sob o seu controle – Estabeleça metas para você realizar. Caso dependa de apoio de terceiros, essa pessoa deve estar em comum acordo e também engajada, mas lembre-se: o projeto é seu, portanto, você continua sendo o principal responsável. Bom, voltando ao nosso exemplo inicial, você pode pedir pelo seu príncipe, mas esperar que ele se comporte do seu jeito não depende de você. O que está ao seu alcance é a forma como se relaciona com as pessoas. Atenção, pois esse aspecto gera muitas frustrações, todavia, você pode evitar isso.

Dica número 4: fique atento às suas crenças – A crença mencionada aqui não tem conotação religiosa. Crença é tudo aquilo que você acredita com tanta veemência que se torna realidade. Vamos a um exemplo para clarear um pouco mais: suponhamos que o seu objetivo é ter dinheiro. Examine então quais são as suas crenças ligadas ao dinheiro. Você é daquelas pessoas que acredita que dinheiro é sujo? Que os ricos não entram no reino dos Céus? Que pessoas ricas não são felizes? Se você disse sim para uma dessas perguntas, provavelmente você tem crenças negativas sobre o dinheiro. Então, para atingir o seu objetivo, precisa antes mudar as suas crenças em relação ao dinheiro. Caso contrário, o tempo inteiro, inconscientemente irá se sabotar. Preste atenção em suas crenças e busque substituir crenças negativas por positivas!

Dica número 5: antes de receber, precisa dar – saiba que para atingir os seus propósitos você precisa se empenhar. Se quer receber dinheiro ou se tornar reconhecido pelo seu trabalho, por exemplo, é preciso antes de tudo, trabalhar e se dedicar. Além disso, uma máxima amplamente conhecida é que recebemos o que damos ou, dita de outra forma, que colhemos o que plantamos. Então, se quer amor, é preciso antes de tudo amar, se quer ser compreendido, é preciso antes de tudo compreender e assim por diante…

Dica número 6: se sua meta é muito grande divida-a em micro metas – Objetivos muito grandes para serem realizados em curto espaço de tempo podem desmotiva-lo. Por exemplo, se quer comprar uma casa e ainda não realizou nenhum passo para tal, colocar como meta realizar esse objetivo em 2015, pode não são ser factível. Todavia, você pode iniciar algumas das micrometas pensando no objetivo final.

Dica número 7: certifique-se da relevância da sua meta – só investimos recursos, independente do tipo de recurso, em coisas que são importantes para nós. Por isso, questione-se se seu objetivo é realmente importante para você. Qual é a diferença positiva que fará na sua vida? Caso não seja relevante, elimine essa meta da sua lista e reserve energia para o que realmente é importante.

Dica número 8: defina a data para concluir cada uma das suas metas – se não definirmos tempo para realização de nossas metas, ela não será de fato uma meta e sim algo que ainda está no campo dos sonhos. Meta só é meta se temos prazo para realiza-la. Seja o mais específico possível, defina ano, mês e se possível o dia que pretende concluir cada um de seus objetivos. Com isso, você ficará ainda mais comprometido.

Por fim, mas não menos importante, vale ressaltar que toda escolha exige algumas renúncias, esse é o preço a pagar. A sorte é sempre consequência de um movimento. Acredite em seus sonhos e faça por merecê-los!

Lembre-se, estamos sendo presenteados com mais um ano para viver, um ano que ainda está por ser escrito, por isso, temos a oportunidade de transformá-lo no melhor ano das nossas vidas.

Assim, desejo que mantenha a persistência e a esperança, pois mudar exige prática de novos comportamentos!

Sucesso em todos os dias de 2015

Ana Maria S. Amorim Meira / Coach