Assine nossa news

“Tenho uma planilha incrível pra enviar” e outros golpes via Linkedin

Por Flavia Gamonar

Eu quero te pedir um favor. Pare de cair em golpes no Linkedin! 
Infelizmente, sempre tem alguém fazendo uso errado das mídias sociais. Mas da forma como as coisas andam, daqui a pouco vai acontecer a orkutização dessa incrível ferramenta.

Sempre que vejo alguém dizendo que tem uma planilha ou um material incrível para enviar eu me pergunto o motivo desta pessoa não disponibilizar um link com esse material. Você acredita mesmo que vai receber um e-mail daquela pessoa desconhecida e “bondosa”?

Quem é este ser que tem tempo de passar o dia todo copiando e colando, um por um, os endereços de e-mails dos interessados e disparando conteúdo?

Se a intenção realmente fosse boa, um link pularia em sua tela com o material e você o baixaria e ponto final.

As intenções de postagens como estas podem ser várias. Mas certamente o uso mais frequente desta prática é com o objetivo de criar uma base de dados poderosa e segmentada. E em alguns casos é um pouco de carência e necessidade de se sentir poderoso ao ver tanta gente curtindo ou pedindo aquele material. Imagine só, se te oferecem uma planilha para gestão financeira, por exemplo, sabe-se que quem deseja recebê-la tem interesse em mais conteúdos sobre esta área ou é desta área. E mais, o e-mail informado existe, é válido e você mesmo o informou. Neste caso você pensa “que maravilha, que gente boa, nos deixam morar aqui e até a comida é de graça”, mas na verdade está sendo apenas o porquinho da fazenda, ou seja, o produto, que é engordado aos poucos para depois ser abatido. A partir desses endereços o golpista vai compor uma lista imensa de emails quentes e vendê-los para SPAM ou para aplicar golpes, conseguir mais dados, enviar cobranças indevidas, chamar para entrevistas falsas. Depois disso sua caixa postal vai lotar de porcarias. E ninguém vai te mandar planilha nenhuma. Ah, isso também acontece com o whatsapp, ok?

Quer saber o motivo disso? O e-mail marketing cada vez funciona menos, pois as ferramentas melhoram seus filtros de SPAM e, assim, cada vez mais as listas de e-mail vão se tornando frias. Os golpistas então usam ferramentas como o Linkedin para se apropriar de contatos quentes.

Além desta prática, existem pessoas que tudo o que querem é aumentar suavisibilidade na rede. Postam qualquer porcaria para serem vistas, curtidas e comentadas. São praticamente carentes.

Este não é o único golpe. Infelizmente existem vários: vagas falsas, promessas, perfis fakes, pishing, cobranças indevidas, uso de seus dados… O emprego ou o conteúdo salvador não vai cair no seu colo tão fácil assim, fique esperto!

Flavia Gamonar,  Prof. Mestra em mídia e tecnologia / Digital Marketing Manager / CSPO / Founder .

Fonte:  https://www.linkedin.com/pulse/tenho-uma-planilha-incr%C3%ADvel-pra-enviar-e-outros-golpes-flavia-gamonar?trk=mp-author-card