Assine nossa news

Com quem você deveria falar sobre carreira?

Por Suria Barbosa

Conectar-se com as pessoas certas oferece inúmeros benefícios profissionais – desde tomar importante decisões a alavancar a carreira. Entenda com quem falar pode te ajudar a ter mais clareza sobre próximos passos e sobre o que quer.

Uma situação comum é imaginar que lidar com os problemas de carreira precisa ser, necessariamente, um trabalho individual – exatamente por ser tão pessoal e específico. Na realidade, conectar-se com pessoas pode te ajudar a se preparar para decisões, movimentos e ações profissionais – isso, em qualquer fase em que você esteja.

Manter relacionamentos com quem pode te acrescentar conhecimento é tão poderoso que, segundo a executiva de Wall Street Carla Harris, configura um dos principais segredos para crescer e obter sucesso na profissão. Em seu TED Talk, ela explica como conseguir uma espécie de “patrocinador”, alguém que possa dar conselhos e que vá espalhar seu nome em reuniões e encontros em que você (ainda) não está.

Com quem falar sobre carreira no início dela

Em artigo no site Career Builder, a escritora Deanne Hartley destaca algumas conversas que podem ser benéficas, principalmente para quem está no início da vida profissional.

#1 Com seus pais

Ache um tempo livre de distrações para falar sobre sua carreira com seus pais. Dessa forma, fica mais aberto para fazer perguntas e entender a perspectiva delas.

Faça perguntas como:

  • “Como você encontrou uma carreira pela qual era apaixonado?”
  • “Quais os primeiros passos que você deu para que isso acontecesse?”
  • “O que te inspirou a ser um X?”
  • “O que faz você se sentir realizado em seu trabalho?”

Se quiser e puder, dê um passo além e peça para segui-los no trabalho, para acompanhar sua rotina.

#2 Com coordenadores e orientadores

Professores que ocupam esse tipo de cargo costumam ter bastante bagagem profissional e experiência em aconselhar. O fato de terem conhecimento do seu mercado, em específico, aumenta as chances de que consigam oferecer conselhos realistas e práticos. Marque conversas e fale sobre suas aspirações, desafios, frustrações, dúvidas, etc.

#3 Com professores

Poucas pessoas sabem seus pontos fortes e fracos, sua aptidão e potencial, como seus professores. Na verdade, muitos profissionais de sucesso consideram parte importante da jornada ter tido professores que os incentivaram e orientaram.

Em vez de pegar alguns minutos entre uma aula e outra, tente marcar um horário para conversar mais profundamente.

Faça perguntas como:
“Quais são algumas opções de carreira dadas as minhas áreas de interesse?”
“Como é a mobilidade na nossa área?”
“Quais cursos, de faculdade ou extras, podem me ajudar a crescer?”

#4 Com colegas

Torne uma prioridade criar ou aumentar sua rede de contatos conectando-se com outros alunos e ex-alunos. Mesmo que eles não estejam se direcionando para o mesmo caminho de carreira, eles podem oferecer conselhos e uma visão externa, ampla de desconectada, muito benéfica na hora de tomar decisões.

Faça perguntas como:
“Como você identificou algo pelo qual é apaixonado?”
“Como você foi filtrando entre as possibilidades de carreira?”
“Por que você decidiu pela profissão (ou área) x e não y?”
“Quais medidas toma para alcançar sucesso a longo prazo?”

Fonte: https://www.napratica.org.br/com-quem-falar-sobre-carreira/?utm_source=PortalNP&utm_medium=PushNP