Assine nossa news

LinkedIn revela as 4 principais tendências globais do mercado de trabalho deste ano em nova pesquisa

Por Suria Barbosa

De acordo com o LinkedIn, a dinâmica empregado-empregador está mudando, principalmente por conta de quatro tendências que gradativamente tomam conta do mercado de trabalho – e influenciam, inclusive, nos recrutamentos.

Anualmente, a pesquisa do LinkedIn, Global Talent Trends, traz opinião de profissionais de recrutamento sobre como as áreas de recursos humanos e os líderes devem planejar suas estratégias de aquisição de talentos.

Neste ano, ao investigar com base em depoimentos e nos bilhões de dados gerados pelos cerca de 590 milhões de usuários, o LinkedIn revela que a dinâmica empregado-empregador está mudando. Gradativamente, essa relação torna-se mais transparente, baseada em confiança e recíproca. Por meio, principalmente, de quatro tendências.

Tendências globais do mercado, segundo a pesquisa do LinkedIn

#1 Transparência salarial

Cerca de 53% dos profissionais de recrutamento concordam que a transparência salarial é extremamente importante atualmente. Principalmente, porque “compartilhar as faixas salariais é agilizar negociações, o que torna as contratações mais rápidas e fáceis”, dizem 57% dos entrevistados na pesquisa do LinkedIn.

#2 Mudanças na abordagem de assédios

Com mais casos de assédio sexual de tendo grande repercussão, as empresas sentem mais pressão para tomar medidas. Aproximadamente 75% dos entrevistados notaram alguma mudança na dinâmica / cultura do local de trabalho nos últimos dois anos, e 80% disseram que sua empresa implementou, ou está planejando, alguma ação de prevenção contra assédio nos últimos 12 meses.

#3 Flexibilidade de trabalho

A opção de trabalhar quando e onde se quer é uma tendência bastante relevante, segundo 72% dos especialistas entrevistados na Global Talent Trends. “As empresas que adotam flexibilidade no trabalho têm uma enorme vantagem competitiva e isso está acontecendo – houve um aumento de 78% nos postos de trabalho mencionando ‘flexibilidade no local de trabalho’ – desde 2016” destaca o relatório.

#4 Ascensão das habilidades sociais

Consequência do crescimento da inteligência artificial e automação, 92% dos recrutadores concordam que os candidatos com fortes habilidades sociais (as social skills) são cada vez mais importantes. Na verdade, elas são decisivas na contratação: 89% dos entrevistados na pesquisa do LinkedIn consideram que as “contratações ruins” normalmente o são por conta de baixos níveis de social skills.

“Com os empregadores sendo cobrados em um padrão mais elevado e os funcionários tendo acesso a mais informações sobre os pontos positivos e negativos das empresas, mais conversas de mão dupla estão sendo adotadas – não apenas porque é uma boa, mas porque é uma boa para os negócios.”

Fonte: https://www.napratica.org.br/pesquisa-do-linkedin-tendencias-mercado/?utm_source=PortalNP&utm_medium=PushNP