Assine nossa news

Gestão da Carreira não se terceiriza. Envio de currículo também não.

Por Margarida Silva

De tanto ouvir queixa do pessoal responsável por avaliar centenas de currículos recebidos diariamente na Muito Mais Seleção, resolvi tirar uma manhã para analisar currículos, em um dia que estava dentro do prazo definido para receber currículos das vagas recém anunciadas.

Fiquei com o olho roxo de tanto analisar currículos que nada tinham a ver com as vagas anunciadas, porém no assunto estava informando que seria para uma das vagas anunciadas.

Intrigada com esta situação, resolvi verificar os e-mails dos remetentes e percebi que muitos eram enviados pelos próprios profissionais, mas a maioria era enviada por algum aplicativo – já que estamos na era da TI, ou por uma pessoa possivelmente contratada para tal.

Na verdade, o que quero ressaltar é a falta de cuidado em ajustar o currículo ao que é solicitado no anúncio, caracterizando uma verdadeira panfletagem digital, o que não ajuda em nada o profissional, desvalorizando-o pela falta de cuidado demonstrada na gestão de seu material, respingando e comprometendo a própria imagem.

Percebo muita reclamação dos profissionais pela falta de retorno sobre envio do currículo e sobre o processo seletivo, mas como dar retorno a esta infinidade de pessoas que não tiveram a menor atenção consigo e com sua profissão no momento de remeter o currículo? (Desabafo de uma consultoria que adoraria dar retorno a todos e todas que enviam os seus currículos).

Portanto, oriento no sentido de que leia com total atenção o anúncio e verifique se a experiência que tem é aderente ao escopo do cargo. Se sim, ajuste cuidadosamente o currículo, encaminhando-o de forma personalizada, fazendo referência ao anúncio pois, desta forma, aumenta a chance do material ser avaliado de maneira também personalizada, possibilitando o profissional ser chamado para a entrevista e poder “vender o seu peixe”.

Então, por favor, invista mais tempo em si e deixe de terceirizar a responsabilidade de gerir profissionalmente a sua carreira, evitando assim frustrações desnecessárias.

Como faço em todos os posts, reforço: se tiver difícil, peça ajuda, mas jamais terceirize um dos bens mais valiosos de sua vida e que lhe dá suporte para custear todos os outros, exceto o amor e a ética, que estes não têm preço.

Pense nisto e sucesso!

Margarida Silva é Psicóloga Organizacional e Coaching de Carreira.