Assine nossa news

Como está sua Reputação Profissional? É ela que garante o sucesso de sua Carreira.

Fonte: Canva

Por Margarida Silva

Ao me preparar para a realização do Webinar “Conversa Sobre Carreira” encontrei uma definição que para mim traduz tudo que penso sobre o assunto.

“Carreira é a construção de uma Imagem de Reputação que proporciona Credibilidade para o indivíduo que exerce uma determinada atividade” – Site Portal da Educação

O tempo passou, o mundo evoluiu e o mesmo aconteceu com as relações de trabalho, impactando profundamente no jeito de ser e lidar com a carreira, pois a proteção trabalhista – a nossa famosa CLT – perde sua força pelo poder que tem a avaliação de satisfação feita pelo Cliente/usuário do serviço oferecido.

Veja:

– Quando uma pessoa usa um carro por aplicativo, ao encerrar a viagem o passageiro é solicitado a avaliar o desempenho do Motorista;

– O mesmo acontece quando está no caixa das grandes redes de farmácias concluindo uma compra;

– Idem ao encerrar um tele atendimento de uma empresa de serviços de grande porte, dentre uma infinidade de outras situações em que a pessoa é avaliada pelo serviço que presta.

É esta avaliação que valida o Desempenho do funcionário/ empreendedor, consequentemente a Credibilidade e o futuro profissional ou a perpetuidade do empreendimento.

Neste sentido, as redes sociais também têm uma boa contribuição através dos comentários e das validações.

Desta forma, fica evidente que o futuro está na mão de cada profissional e não dentro da empresa onde trabalha.

Diante desta realidade, como você está construindo a reputação de sua carreira?

Qual é a avaliação que o público usuário do serviço que você presta tem feito a seu respeito?

O que é necessário modificar em seu comportamento técnico e relacional para ter uma alta reputação e credibilidade em sua carreira?

Se tiver dificuldade de encontrar sozinho(a) uma forma de construir uma Carreira de Reputação e Credibilidade, busque a ajuda de um especialista no assunto que possa lhe apoiar na construção deste caminho.

Margarida Silva é Psicóloga Organizacional e Coaching de Carreira – https://www.linkedin.com/in/margarida-silva-b690625/