Assine nossa news

Dicas para elaboração do currículo

Autora: Margarida Silva, consultora de carreira.
O currículo é o cartão de apresentação de qualquer profissional, por isto deverá passar a melhor impressão possível e despertar no avaliador(a) o interesse em conhecer o(a) seu(a) autor(a).
Deve ser coerente com as reais competências do(a) profissional, pois o que está escrito será confrontado no momento da entrevista ou nos testes.
Deve traduzir o jeito de ser do(a) profissional, por esta razão precisa ser elaborado pelo(a) próprio(a) profissional, mesmo que tenha a ajuda de um(a) especialista em carreira.
São lidos em 15 segundos, por esta razão deve ser enxuto (até duas páginas), objetivo e focando as atividades de forma coerente e alinhada com o propósito da vaga em questão.

Atenção: não se deve panfletar o currículo, daí a importância de uma boa rede de contatos (networking), para ter acesso às vagas em primeira mão.
O currículo deve possuir aproximadamente 06 blocos, conforme sugerido abaixo:
1. Dados Pessoais: colocar o nome do(a) profissional (em destaque), endereço completo com todas as formas de contato (telefones, emails, skype, etc);
2. Objetivo ou área de interesse: (escrever o cargo(s) que pode ocupar ou área(s) de interesse;
3. Formação profissional: Começar da formação mais recente, incluindo a(s) que têm afinidade(s) com o objetivo;
4. Síntese da experiência: resumir em mais ou menos quatro a seis parágrafos toda a experiência que tenha afinidade com objetivo do currículo, independente de onde ela foi adquirida. Devem ser colocados os conhecimentos específicos, softwares, legislação ou tecnologias, fluência em idiomas, etc, que agreguem valor ao objetivo.
5. Destaque ou realizações: descrever o que tornou o(a) profissional um destaque no(s) seus empregos escrevendo o que fez, quando, e o impacto que teve para a organização. Este bloco só deve ser incluído no currículo se realmente foi um fato de relevância para a organização.
6. Experiência profissional ( Histórico profissional): escrever, começando da última ou atual ocupação / empresa, constando apenas: Nome da empresa ou projeto, período (mês e ano de entrada e desligamento), cargo(s) ocupado(s) e missão ou responsabilidade que desta ocupação.
7. Informações complementares: Bloco facultativo – registrar os diferenciais que agregam valor a(o) profissional, como: viagens técnicas ou de intercâmbio no exterior, serviços voluntários, disponibilidades, participações em congressos ou similares, etc.
Antes de enviar o currículo, datar, revisar e pedir alguém para fazer o mesmo, pois qualquer erro compromete a imagem do(a) profissional.
Reforçando: É imprescindível a atualização e adequação do conteúdo do currículo aos requisitos da vaga. Isto facilita a análise do avaliador(a).