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1000 Idéias Empreendedoras. (200 primeiras)

Shared by Ricardo Jordão Magalhaes in VOCE S/A
Se você alimentar a sua mente, o corpo, o espírito, o seu tempo irá expandir. Você irá ganhar uma nova perspectiva de vida, e nunca mais será o mesmo.
Querida(o) Amiga(o),
1000 Idéias Empreendedoras?
Você tá louco?
Eu sou louco!
A melhor coisa que você pode fazer pelo mundo é empreender.
Empreender é sobre resolver problemas para salvar o mundo, o país, o estado, a cidade, o bairro, a sua rua, a sua família.
Empreender é sobre mexer com o status quo das coisas, tirar as pessoas da zona do conforto, incomodar o sistema, implodir as coisas de dentro para fora, ou melhor ainda, tornar o sistema obsoleto.
Se fôssemos esperar pelo Correios do Brasil inventar o e-mail, vocês nunca teriam me conhecido; se fôssemos esperar as Páginas Amarelas lançar o Google, nunca teria surgido o Google Maps.
Daqui há pouco você vai se levantar da cadeira, se direcionar até a privada mais próxima da sua mesa, baixar as calças e fazer cocô em cima de água potável. Daqui 20 anos os seus netos vão te questionar porque você não fez nada para mudar isso.
Você não fez nada para mudar isso porque você não entende nada de saneamento básico, água potável, esgoto, whatever.
Por outro lado, você entende muito do seu dia-a-dia, da empresa em que você trabalha, e tem consciência da necessidade de mudar algumas coisas.
Se você tem consciência da existência de um determinado problema, você precisa fazer alguma coisa a respeito.
Em homenagem a Semana Global do Empreendedorismo que está rolando nesse momento, eu preparei uma lista “rápida” de 1000 Idéias Empreendedoras para estimular o seu espírito empreendedor.
Eu acredito de coração que você consegue colocar essas idéias em prática se tiver boa vontade e atitude para fazê-lo.
Escolha as idéias que tocam o seu coração, e use o cérebro para fazer acontecer.
1. Conheça agora as primeiras 200 idéias empreendedoras, e descubra as outras 800 idéias nos próximos dias. A coisa mais valiosa que você pode fazer é cometer um erro – não existe nada a aprender com a perfeição;
2. Quanto mais você aceitar a sua responsabilidade, maior credibilidade você terá;
3. “A nossa vida curta. Não desperdice vivendo o sonho de outra pessoa”, Steve Jobs;
4. “Você tem que ser grande para admitir seus erros, inteligente para lucrar com eles, e forte para corrigí-los”;
5. “Aprenda a dizer ‘não’ para o bom para que você possa dizer ‘sim’ para o excelente;
6. Não basta saber quem são os clientes, ou o que eles compram, é preciso saber PORQUE eles compram;
7. Redobre os seus esforços para conversar com clientes via redes sociais, blogs e fóruns;
8. Assegure-se que todos que atendem os clientes via fone perguntam onde o cidadão ouviu falar da empresa;
9. Faça follow-up em todos que te procuram dentro de 24 horas;
10. Faça da inovação um trabalho de todos, crie sessões de brainstorm para todos os funcionário;
11. Distribua prêmios especiais para os indivíduos que derem as sugestões mais inteligentes;
12. Você tem um email marketing frequente que é enviado para toda a sua base de contatos;
13. Faça parceria com alguma ONG que defende uma causa que você acredita. Comércio & Social devem colidir!
14. Qual foi a última vez que você atualizou o conteúdo do seu web site?
15. Qual é o próximo evento da sua empresa? Fica difícil alavancar fiéis se vc não reza missa;
16. Levante um BLOG. O Blog pode aumentar a visitação do seu web site em 30% (no mínimo)
17. As pessoas compram o líder antes de comprar a visão que ele tenha;
18. “Retuite”! Demonstra respeito pelas pessoas que você segue ou seguem você;
19. A propósito, você deveria seguir clientes, potenciais clientes, parceiros, funcionários e jornalistas no twitter;
20. Preste atenção ao que os TOP 20% dos seus clientes estão dizendo!
21. Responda as 10 perguntas que os clientes estão se fazendo em formato de artigos & videos. Espalhe pela web.
(22) Construa o CRM da sua empresa para saber quando você NÃO está conversando com os clientes.
(23) Seja o síndico da sua indústria, levante bandeiras, defenda alguma causa comercial.
(24) Construção de Relacionamento é o novo marketing.
(25) Para ser empreendedor, você não pode ser egoísta. Precisa ter TESÃO para compartilhar!
(26) Fale pouco, seduza mais.
(27) Participe dos fóruns que os seus clientes estão participando.
(28) Empreendedorismo é sobre contar a sua história em vídeo!
(29) Monitore no twitter as palavras relacionadas aquilo que você vende.
(30) Tenha personalidade, seja autêntico, APAGUE todos os cliches da sua indústria do seu web site.
(31) Experimente alguma coisa que nunca experimentou TODOS OS DIAS. Site novo, app novo, qualquer coisa.
(32) Comece a usar o Google Alerta para alguma coisa.
(33) Idéia MATADORA: Venda um produto, dê o outro de graça!
(34) Transforme o seu marketing em uma atividade de entretenimento para o cliente.
(35) Se a cultura da empresa for a certa, o serviço ao cliente será o certo.
(36) Faça Marketing para os seus Funcionários!! Faça Marketing Direto, Anúncios, Web Sites para os seus funcionários!
(37) A quantidade de drogas só vai aumentar, SEJA HUMANO e AJA COMO HUMANO com os seus clientes.
(37) Adicione personalidade à sua empresa, inclua fotos de funcionários em materiais de marketing.
(38) Inclua uma frase e foto de um cliente no seu web site – ajuda a construir credibilidade para você.
(39) Use deadlines para tudo, inclua em todas as suas promoções.
(40) Conecte a sua empresa a algum evento que está bombando nas mídias tradicionais ou sociais.
(41) Compre anúncios que duram meses, não dias. BLOGUE!!!
(42) Cartões de visita, pastas, folhetos e embalagens devem ser FODÁSTICAS. Essa não é uma área para cortar custos.
(43) Agradeça a quem indica negócios para você com um cartão, uma ligação, flores, descontos, ou até um jantar.
(44) Não terceirize o relacionamento com fornecedores para o comprador. Agradeça e aumente as compras com quem merece.
(45) Todos os seus funcionários tem cartão de visita? Deixa de ser miserável e faz para a recepcionista e motoboy!
(46) Todo funcionário terá orgulho de deixar o cartão de visita da empresa em clientes potenciais.
(47) Incentive o funcionário a distribuir o seu próprio cartão de visita entre amigos e conhecidos.
(48) Existe alguma empresa que você admira? Pare um instante para analisar a estratégia de marketing dos caras.
(49) Use o que funciona. Coleciona o marketing que atraia a sua atenção, e adapte ao seu negócio.
(50) Faça uma festa! Convide os clientes para visitar a sua empresa, e faça uma demo dos seus produtos ou serviços.
(51) Torne fácil para as pessoas comprarem de você, aceite o máximo possível de formas de pagamento.
(52) Estabeleça relacionamento com pelo menos 1 jornalista que cobre a sua indústria.
(53) Seja amigo e extrovertido. Se não for a sua personalidade, peça para um colega fazer esse papel.
(54) Ofereça um brinde que possa ser útil ao cliente, e lembre o que você faz
(55) Você precisa ser consistente. A mensagem precisa ser constantemente reforçada para o cliente lembrar-se de você.
(56) Você precisa ter confiança no que está fazendo. Qualquer atividade de marketing leva 6 meses para dar algum resultado.
(57) Ofereça ao mercado produtos realmente úteis.
(58) Faça o que você AMA, o dinheiro é uma consequência do amor que você coloca no que você faz.
(59) A cada 3 meses, coloque familiares, amigos e clientes em uma sala, e permita que eles critiquem abertamente o seu negócio.
(60) Ouça as críticas de todos! As pessoas de fora vêem coisas que você não consegue ver.
(61) Quando for vender algo ao seu cliente, pare a cada 30s para sentir se o cara está entendendo o que você está falando.
(62) Se o cliente disser que você pode continuar, ou se você perceber que ele anotou alguma coisa, você pode seguir em frente.
(63) Você não consegue vender, se a sua mensagem não é recebida.
(64) Nunca assuma que o cliente não pode pagar.
(65) Nunca assuma que o cliente te acha um chato, e por isso você não deva ligar para ele.
(66) Nunca assuma que o cliente entende tudo sobre o seu produto.
(67) Nunca assuma que o cliente não vai gostar de você.
(68) Nunca assuma que o negócio está 99% fechado e só falta a assinatura
(69) O cliente não tem prioridade de comprar. É você que quer vender, portanto ensine seu cliente a querer seu produto
(70) Cara, os esquimós comem baleias! Em Vendas e MARKETING, venda um pequeno pedaço de você de cada vez.
(71) O Google, Microsoft, IBM, GM, Walmart não tinham clientes, nem fábricas, nem nada quando começaram. Não comece oferecendo TUDO!
(72) Não leia livros de negócios, ESTUDE livros de negócios!
(73) Trabalhe enquanto os outros dormem.
(74) Faça com que seja fácil para o cliente reclamar da sua empresa!
(75) Envie um formulário de sugestões junto com o produto que você vendeu, ligue 5 dias após a venda para saber a opinião do cliente.
(76) Se puder, contrate um Ombdusman ou Ombduswoman.
(77) Ligue 3 meses depois, e pergunte se “está tudo bem?” com aquilo que o cliente comprou de você.
(78) Posicione-se como alguém que se importa. NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!
(79) É melhor começar com um projeto 80% perfeito, do que esperar pela perfeição.
(80) Use Software de CRM!!! O MARKETING de qualquer empresa começa, passa e termina no BANCO DE DADOS.
(81) Use o Google Docs ou algo muito parecido.
(82) Se você já usa software de CRM, use software de Social CRM.
(83) Use o iPhone, ou algo muito parecido.
(84) Use CRM no seu iPhone!!!
(85) Use software de gestão de projetos colaborativo on-line para te ajudar a trabalhar em equipe e não se perder.
(86) Use Basecamp, ZohoProject ou Central Desktop.
(87) Deixe os seus funcionários acessarem as redes sociais no horário do trabalho. 50% dos seus clientes tem permissão.
(88) Compre um iPad, plugue na rede 3G, vá para rua visitar clientes!
(89) As suas soluções não resolvem os problemas dos clientes. Não é porque é importante para vc que será para o cliente.
(90) Dê para o cliente mais do que ele espera. DÊ VALOR ao invés de agregar valor.
(91) O dono da empresa PRECISA saber VENDER os produtos da empresa. Lembre-se do Steve Jobs!
(92) Compartilhe os números (receita, despesas e lucros) com todos os funcionários. Deixe a turma ajudar a tocar o barco.
(93) Tenha um sócio. Ruim com ele, pior sem ele.
(94) Qual pequeno gesto você poderia fazer pelo seu cliente para surpreendê-lo sem custo adicional para a empresa?
(95) Envie ao cliente o link de um artigo que você acredita que o cliente vai gostar.
(96) Um serviço bom não recebe comentário algum, um serviço excepcional sim, tão quanto um serviço porco. O que vai ser?
(97) Os seus fornecedores estão cheios de informação. Use e abuse dos caras, almoce com eles TODAS as semanas.
(98) Estude a demografia do seu mercado alvo. Qual o nº de empresas Y, verbas X e por ai vai.
(99) Assine as revistas da sua indústria.
(100) Assine os e-news das revistas da sua indústria.
(101) Deixa de ser miserável, e assine revistas de negócios e sucesso para circular dentro da empresa.
(102) Faça email marketing!!!! É impressionante como NINGUEM faz direito.
(103) Amarre e-mail marketing com Twitter com Linkedin com Facebook com o seu blog.
(104) Existem poucos fãs no mundo. A maioria das pessoas quer alguma coisa em troca. Pare de falar de você, AJUDE!
(105) Qual é a promoção do mês? Tenha uma! Não precisa ser no preço, pode ser de produto. Whats up?
(106) O que você dá de graça, o que você faz de graça, qual é a sua amostra grátis?
(107) O ponto é: se você veio pelo dinheiro, VOLTE PANGARÉ!!!
(108) O que o seu cliente quer?!! Você sabe? Qual foi a última vez que rolou alguma pesquisa entre você e seus clientes?
(109) Junte-se a alguma associação de classe! A sociedade civil no Brasil é ridícula, saia dessa, ENGAJA-SE!
(110) Crie um formulário para manter as solicitações dos seus clientes por serviços ou produtos especiais.
(111) 90% da sua imagem é construida pela sua força de vendas. What fucking coisa os seus vendedores estão falando?
(112) O seu vendedor deveria ser um marketeiro. Incentivo-o a fazer palestras!
(113) Estabeleça uma AGENDA de palestras, estabeleça a sua empresa como especialista em alguma coisa.
(114) Faça follow-up em todas as pessoas que participam dos seus eventos. (Eu já falei para usar CRM!)
(115) Crie categorias “A, B, C” de clientes baseado em critério, como lucro e mix de produtos, sirva-os de acordo.
(116) Você vai descobrir que aqueles que trazem os maiores volumes, não trazem tanto lucro assim. Sirva de acordo.
(117) Não tenha medo de mandar as grandes empresas para o pau! Se você for bom, eles voltam.
(118) Tá na hora das pequenas empresas pressionarem as grandes. Os criativos somos nós!
(119) Desenvolva um plano para comunicar quem são os clientes mais lucrativos para toda a empresa. Sirva-os de acordo.
(120) Marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções.
(121) Não basta ser honesto, você tem que parecer honesto.
(122) A melhor maneira de ser bem sucedido é ignorar a concorrência. Se você acredita na sua visão, fuck the rest!
(123) Não se intimide com os obstáculos, se tiver rolando algum resultado, continue.
(124) Uma grande paulada de marketing, ou pequenas pauladas consistentes? A segunda.
(125) A maioria das pessoas não agem quando vêem um anúncio pela 1a vez.
(126) Nos dias de hoje, o cliente potencial precisa ouvir você 7x antes de sair do lugar.
(127) Quando emoção e razão entram em conflito, a emoção SEMPRE ganha.
(128) Até comprador B2B compra na emoção.
(129) A grande maioria das pessoas procura motivos racionais para explicar suas decisões emocionais.
(130) Então, ainda que você venda prego, balde, areia, arame, whatever, vc tem que EMOCIONAR o comprador para vender.
(131) Mande EMBORA todo vendedor que diz que perde por preço. O cara não entende nada de vendas.
(132) Você já comprou 1 CD por causa de uma música, carro por causa da cor, ou Windows porque é da Microsoft? Onde está a razão?
(133) O seu laboratório deve ser o mundo! Quem tem a MELHOR força de vendas do MUNDO? Espelhe-se neles!
(134) Quem tem a MELHOR logística do mundo? Copie os caras!!!
(135) Quem tem o MELHOR web site do mundo? Roube a idéia deles!!!
(136) Quem tem o MELHOR atendimento ao cliente do mundo??? Clone os caras!!!
(137) Se o seu parâmetro é a sua concorrência direta, volta para casa! Eu não preciso de você!
(138) As pessoas preferem comprar de pessoas felizes do que corporações sem rosto. O seu chefe tem twitter?
(139) Quem está por trás da logística da sua empresa? Cadê o twitter do cara?
(140) Quem está por trás da área de vendas da sua empresa? Cadê a palestra do zé?
(141) Quem está por trás da área de marketing da sua empresa? Cade o livro do cara???
(142) Quem está por trás da área de finanças da sua empresa? Cade o blog do bicho???
(143) Tenha um programa de marketing anual para conquistar verbas cooperadas de fornecedores.
(144) A área de marketing deve ser um centro de lucro para a empresa. Vamos vender programas de marketing!
(145) Todos os dias ligue para os seus melhores clientes e ofereça alguma coisa especial feita para eles.
(146) Use os números de 2010 para planejar 2011. Sem desculpas, mergulhe nos fatos, você vai descobrir como melhorar.
(147) TODOS OS DIAS procure contatar 10 novos clientes.
(148) Eu não tô nem aí para a sua posição na empresa, dedique-se 1 hora do dia para vender a empresa para alguém.
(149) Se você tentar contatar novos clientes TODOS OS DIAS, você nunca ficará sem clientes potenciais.
(150) Use Testemunhais de Clientes em toda a sua comunicação de marketing
(151) Crie um “Board of Directors” para a sua empresa. O encontro deve acontecer 1x a cada 60 dias.
(152) Abra as suas idéias, números, a aflições para o “board”, deixe-os criticar, opinar, compartilhar experiências.
(153) Diga aos clientes que você tem um board of directors composto por X, Y, Z – gera credibilidade para a empresa.
(154) Use ferramentas como o SocialMention para saber o que falam sobre você nas redes sociais.
(155) Use o Google Reader, o MELHOR software da Google.
(156) Use o MobileRSS no iPhone e iPad. LEIA RSS – a maneira mais produtiva de ler a web!!!!
(157) Transforme as perguntas que os clientes fazem a você em POSTS no seu blog.
(158) Filme os seus clientes falando bem de você.
(159) Fotografe os seus clientes usando os seus produtos.
(160) Coloque os slides da presentation da sua empresa no Slideshare e compartilhe-os com todo mundo.
(161) Crie as suas contas no Flickr, YouTube e Slideshare para compartilhar fotos, vídeos e presentations.
(162) Use a Linkedin!!!!
(163) Participe ativamente de 5 grupos de discussão.
(164) Use a sua página na Facebook para divulgar a sua agenda de eventos.
(165) Coloque-se a disposição para responder qualquer pergunta no formspringme.
(166) Transfira o SAC + Suporte da sua empresa para a Web, crie uma comunidade MATADORA com o GetSatisfaction
(167) Descubra entre aqueles que te seguem quem são os caras mais ativos e os transforme em Embaixadores da sua Marca com o Flowtown.
(168) Trabalhe com as melhores pessoas possíveis independente de onde estão. Bater cartão em escritório é tão 1920!
(169) Cerque-se de pessoas que fazem o que você não sabe fazer.
(170) Vai malhar 4x por semana!!! Corpo são… mente sã!!
(171) Observe os atendentes do McDonalds trabalhar…viu como robô trabalha? Faça exatamente o oposto!
(172) Erre para caramba, mas aprende com os seus erros, e nunca mais os repita.
(173) Para aumentar a visitação do seu web site, escreva posts estilo mini e-books.
(174) Entreviste pessoas importantes da sua indústria, e transforme em posts do blog.
(175) Construa relacionamentos com outros blogueiros similares a você. Comente no blog deles.
(176) Transforme contatos virtuais em relacionamentos presenciais, essa é a métrica MAIS IMPORTANTE da internet.
(177) Defina metas realistas. Vc provavelmente não pode fazer tudo que fala que faz, corte coisas!
(178) Dedique 2 horas do seu dia para VENDER. As contas nunca param de chegar, você precisa de vendas!
(179) Venda Direto! Ok, canais de distribuição são baratos, mas, VENDA DIRETO – pelo menos 50% das suas vendas.
(180) Tenha Parceiros, não canais. Você é a mídia! Você precisa se relacionar direto com quem compra o seu produto.
(181) Qual é a sua história?
(182) Empreendedor tem que saber escrever! Escreva na Voz Ativa, Parágrafos Curtos, Descarte Palavras Clichês.
(183) Escolha palavras simples, edite, edite, edite, até ficar apenas o que interessa
(184) Quando perceber que um funcionário-talentoso está lento, tenha uma conversa direta, mostre como ele agrega valor.
(185) Os funcionários não entregam o que devem? Talvez eles não saibam o que se espera deles. Seja claro!
(186) A motivação das pessoas varia com a tarefa que faz. Descubra o que motiva cada um. Jogador certo na posição certa.
(187) Faça uma Pesquisa de Satisfação Anônima entre os funcionários para descobrir o que pode ser melhorado.
(188) Dobre, Triplique ou Quadruplique a qtde de horas de treinamento oferecidas para todos os funcionários.
(189) Saber que é possível crescer para algum lugar já é fator motivante para um funcionário.
(190) Assegure-se que todos sabem dos projetos represados e possibilidades de crescimento dentro da empresa.
(191) Ofereça a oportunidade para os funcionários mudarem radicalmente de área a cada 1 ou 2 anos.
(192) Crie o “Dia de Cuidar da Casa”, onde funcionários são premiados com um dia de folga para cuidar da família.
(193) Disponibilidade é mais importante do que preço. Disponibilidade de produtos, pessoas, tempo, dinheiro.
(194) Organize reuniões especialmente desenhadas para desafiar o status quo das coisas
(195) Reconheça financeiramente o funcionário que tiver sua idéia implementada na empresa.
(196) Leia os mesmos jornais, revistas e blogs que o seu cliente lê, ou deveria ler.
(197) Os Vendedores estão cheios de insights, sugestões e críticas de clientes. Faça-os falar, deixe-os falar!
(198) Você deveria analisar consistentemente a sua própria performance. Você faz isso?
(199) O que nos mantêm para trás é o nosso medo de cometer erros.
(200) Vista-se sempre um pouco melhor do que os seus clientes. Se ele não usa gravata, use pelo menos um paletó.
Faça alguma coisa com o pouco tempo que você tem.
As idéias só fazem sentido quando alguém as coloca em prática.
NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!
QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?