Assine nossa news

Como obter os melhores resultados

Por: Ana Meira
Uma das buscas mais contínuas dos seres humanos é o prazer e, na impossibilidade de obtê-lo, busca-se pelo menos evitar a dor. E por que será que algumas pessoas são mais “afortunadas” do que outras?
O que Steve Jobs, Airton Sena, Barack Obama, Gisele Bündchen, Neymar e tantos outros que conheceram o sucesso e a fama têm de excepcional?
Muitos estudiosos dedicaram-se e continuam dedicando-se à procura de uma fórmula para o sucesso e para entender o que diferencia um ser humano comum de um outro que obtém sucesso dentro do campo de atuação que decidiu dedicar. Confesso que esse é um assunto também do meu interesse. Tenho lido muita coisa a respeito e gostaria de sintetizar aqui um pouco do que tenho aprendido e buscado colocar em prática, assim como ajudar os meus clientes de Coaching a descobrirem também.
Um ponto de consenso é que o primeiro passo para realização de algo é sonhar. Segundo Stephen Covey, autor do livro Os Sete Hábitos das pessoas altamente eficazes, todas as coisas que são criadas são criadas duas vezes. A primeira criação é na mente humana e a segunda é, de fato, a execução. Para exemplificar, tomemos o modelo da construção de uma casa: antes dela se materializar, ela nasceu na imaginação de uma pessoa que a idealizou, depois transformou em uma planta e por fim a construiu. E isso se estende a quase tudo que criamos.
Então a dica é sonhar, sonhar muito e alto, visualizar o sonho realizado. Mas só sonhar não é suficiente, a sorte só funciona para quem age. Precisa de transformar os sonhos em objetivos tangíveis e para isso é necessário encontrar estratégia para transformar os sonhos em realidade e planejar a sua realização.
A dica dos especialistas é definir a data de realização da maneira mais completa possível e preferencialmente utilizando o verbo no presente como se o sonho já estivesse sendo realizado. Explico melhor: hoje é dia 27 de novembro de 2012 se o meu projeto é comprar um carro, então devo planejar-me e definir a data formulando-a no presente: “no dia 15 de dezembro de 2013 comprei o meu carro”.
Desenvolva as atividades prioritárias, ou seja, aquelas que agregam valor na realização do seu planejamento. Seja disciplinado na realização das ações que levarão você à realização dos seus sonhos.
Aprender continuamente é também um hábito muito frequente nas pessoas que atingiram o sucesso. E os aprendizados não vêm somente de livros ou de cursos formais. Se estiver atento, a todo momento tem oportunidade de aprendizado. Aprende-se com as crianças, com os idosos, com amigos, com os nossos acertos e principalmente com os próprios erros. Então, abra bem os olhos e fique atento a todas as oportunidades! A mente, assim, como um músculo, se não for usada perde a sua função. Então exercite-a e a desafie o tempo todo!
Um outro fator primordial, mas que é esquecido com grande frequência, é a vitalidade física. Para atingir os objetivos, precisa-se de ter energia, disposição e saúde. Portanto, cuide da sua alimentação, ingira alimentos saudáveis, faça atividade física, tome muita água e consulte regularmente o médico. Parece primário, mas sem saúde nada vai adiante. Portanto, cuide da sua!
Por fim, dedique-se às pessoas a que você ama, independente o quão ocupado você seja. Qualquer sucesso só faz sentido se é compartilhado com os entes queridos. Além disso, são essas pessoas com certeza estarão ao seu lado em qualquer circunstância. Sendo assim, cuide delas, elas são os maiores tesouros.
Curta cada conquista, celebre todas as suas vitórias. Seja positivo e perseverante!
Grande abraço e muito sucesso!
Ana Maria da Silva Amorim Meira
Psicóloga, Especialista em Gestão de Pessoas, Consultora de Desenvolvimento e Coach.