Assine nossa news

Mercado de trabalho: Você sabia que as habilidades de relacionamento interpessoal podem pesar mais do que as qualidades técnicas?

Por: Fernando Mantovani

Quando o assunto é contratação, muitos profissionais costumam se deparar com a seguinte dúvida: existe um perfil mais desejado pelos recrutadores? A resposta, obviamente não é tão simples, já que cada cargo e empresa possuem características distintas. Porém, cada vez mais, as corporações têm percebido a necessidade de contar com colaboradores que, além dos atributos básicos de formação acadêmica, também possuam bons traços comportamentais.
Para se ter ideia, em pesquisa da Robert Half que questionou o que diferencia um colaborador de alto desempenho dos demais, a maioria dos diretores de recursos humanos apontou que o potencial de desenvolvimento aliado ao comportamento interpessoal tem mais peso na hora de uma contratação do que a habilidade técnica. Vale ressaltar que esses dados não diminuem a importância do investimento em qualificação técnica e acadêmica, mas revelam que o mercado atual busca mais ao contratar um novo funcionário.
Para os profissionais em busca de recolocação ou mesmo os já contratados, minha dica é: continuem investindo em competências técnicas, já que elas são fundamentais para todos os que desejam se manter atualizados no mercado. Mas não se esqueçam, também, de desenvolver suas qualidades comportamentais. A comunicação clara, a proatividade, o bom relacionamento com equipe interna, clientes e fornecedores, além da capacidade de tomar decisões eficientes e imediatas são atributos que nenhum diploma consegue garantir. Pense nisso.