Assine nossa news

Sua carreira é sua ou da sua empresa?

Simpson
Por: Roberto Balbino
Quando um funcionário é demitido, seja lá por qual razão for, provavelmente receberá de volta o carro que fora emprestado, equipamentos, celulares e, em alguns casos, até o uniforme.
Isso mostra que as coisas tangíveis são, normalmente, da empresa.
E quando a empresa investe no treinamento de seus colaboradores? Há como deixar para trás tudo o que se aprendeu?
Essas e outras perguntas sobre o assunto podem nos ajudar a pensar um pouco mais sobre a postura de muitos profissionais que esperam “ansiosamente” por uma oportunidade.
Neste ponto, lembro-me de algo dito pelo Dr Lair Ribeiro há mais de 20 anos: “Sorte é o encontro da preparação com a oportunidade”.
Tudo o que fazemos com as decisões que tomamos no presente (e as que não tomamos) nos dará a moldura de um quadro no futuro.
Voltemos à pergunta inicial e a acrescentemos: que tipo de profissional você quer ser? O que faz ou o que espera as coisas acontecerem?
Outra: Você sabe o significado de empreendedorismo interno (Intrapreneurship, se quiserem buscar na fonte).
A atitude passiva prejudica profissionais em todos os departamentos. No entanto, quando assumida por gestores de recursos humanos, o cenário pode piorar um pouco mais. Se o departamento que trata do desenvolvimento da equipe tem pouca compreensão do que isso significa, a referência para os demais não será tão estimulante.
Tudo o que você leu até aqui não é a defesa de que as empresas devem parar de investir o pouco que investem em treinamento. É um alerta para que você tome as rédeas do que está sendo feito com sua carreira. Talvez, pela correria ou pela falta de foco, esquecemos que grande parte do que nos acontece se deve à postura que adotamos frente ao que nos aparece.
Tomara que essas palavras o tenham incomodado um pouco. Só assim podemos sair da zona de conforto. Para finalizar, preciso deixar claro que meu objetivo, com estas palavras, não é irritá-lo. Desejo que encontre as respostas que estão em você e não nos outros.
Desejo prosperidade e paz!
Roberto Balbino
Fonte: http://www.balbinotreinamentos.com.br/?p=1832