Assine nossa news

12 profissões em alta até 2022, segundo o Fórum Econômico Mundial

O Fórum Econômico Mundial, organização sem fins lucrativos, destaca, em seu relatório anual, profissões que serão muito demandadas pelo mercado até 2022, além de ocupações que estão surgindo com as novas tecnologias.

Em seu relatório anual, o Fórum Econômico Mundial aponta previsões sobre as principais profissões em alta e emergentes, além de alguns aspectos que marcarão o futuro do mercado de trabalho. Com sede na Suíça, a organização (em inglês, World Economic Forum) não tem fins lucrativos e promove reuniões anuais para engajar líderes em relação a temas econômicos, como reformas e propostas.

Com base em uma pesquisa extensiva com chefes executivos e de recursos humanos de grandes empresas globais, o Fórum Econômico Mundial coletou os dados que o relatório Future of Jobs2018 contempla. Entre as descobertas, a organização destaca que as expectativas são, em maior parte, otimistas. Isso porque as ocupações emergentes e crescentes devem compensar os empregos que estarão em declínio.

“Em todas as indústrias, até 2022, o crescimentoem profissões emergentes está definido para aumentar a sua quota de empregos de 16% para 27% (11% de crescimento)do total de empregados dos respondentes, Enquanto a parte de empregos de ocupações em declínio diminuirá de 31% para 21% (10% de declínio).”

Confira as profissões em alta demanda até 2022 e novos profissionais que devem ser muito procurados pelas empresas no futuro.

Profissões em alta até 2022

Funções que são significativamente baseadas em tecnologia, como:

  1. Analista de dados
  2. Cientista de dados
  3. Desenvolvedor de softwares
  4. Desenvolvedor de aplicativos
  5. Especialista em e-commerce
  6. Especialista em redes sociais

Funções dependentes de habilidades sociais, em áreas como:

  1. Atendimento ao cliente
  2. Vendas e marketing
  3. Treinamento e desenvolvimento
  4. Pessoas e cultura
  5. Desenvolvimento organizacional
  6. Inovação

Profissões emergentes

O Fórum Econômico Mundial destaca que existe “extensiva evidência” de aumento acelerado na demanda de profissões novas e especializadas, relacionadas a compreender e aproveitar as mais recentes tecnologias.

  • Especialistas em inteligência artificial
  • Especialistas em machine learning
  • Especialistas em big data
  • Especialistas em automação de processos
  • Analistas de segurança da informação
  • Designers de experiência do usuário e interação homem-máquina
  • Engenheiros robóticos
  • Especialistas em Blockchain

Fonte: https://www.napratica.org.br/profissoes-em-alta-forum-economico/?utm_source=PortalNP&utm_medium=PushNP