Assine nossa news

Scrum: o que é e por que é a metodologia utilizada pelas organizações mais inovadoras do mundo

 

Por Suria Barbosa

Em conversa com o Na Prática, especialista da consultoria Bain & Company explica porque Scrum é tão valorizado por empresas como Google e Amazon e as condições fundamentais para aplicar essa metodologia em qualquer projeto.

Você já ouviu falar em Scrum? Se não, provavelmente é questão de tempo. Isso porque a metodologia é bastante utilizada atualmente no mercado – e tem motivo. “É um dos conceitos mais poderosos que eu já conheci na carreira”, afirma Mário Conde, sócio e líder da prática digital na Bain & Company.

Basicamente, consiste em uma forma diferente de desenhar processos de desenvolvimento de produtos, que proporciona mais velocidade. “Normalmente, as empresas foram estruturadas para ter muita especialização e muitas funções separadas”, diz Conde. Isso significa, segundo ele, ter áreas delimitadas para atender o cliente, fazer benchmark, aplicar tecnologia, testar e lançar no mercado, por exemplo. “Esse processo é sequencial e muito longo, com muitas interfaces no meio.”

Além de acelerar, Scrum promove mais alinhamento entre entregas do time e resultados esperados pelo cliente. Também traz outras vantagens, principalmente quando há incerteza sobre a produção, de alguma forma, explica Conde. “Só 11% das iniciativas dão certo usando a metodologia tradicional que é chamada de Cascata”, destaca o sócio da Bain & Company. Quando se usa a metodologia Scrum, no entanto, a taxa de sucesso é quatro vezes maior. Em projetos muito complexos – que exigem diversos profissionais, funções, passos – a probabilidade de dar certo é até seis vezes maior.

Essas (e outras vantagens) não são compartilhadas pelos frameworks que compõem a metodologia Ágil – e Scrum é apenas um deles.

O que é metodologia Ágil

Metodologia Ágil é o nome que se dá a um conjunto de técnicas de desenvolvimento de inovações – entre elas, Scrum – muito utilizado por organizações de todos os tipos hoje porque preza a velocidade nos processos envolvidos.

De acordo com Conde, os principais princípios de Ágil são:

  • priorizar pessoas em relação a projetos
  • priorizar protótipos em relação a documentos
  • foco na necessidade do cliente (e colaboração com ele)
  • abertura para mudanças

Dentre as empresas mais inovadoras do mundo, a maioria aplica um tipo de metodologia Ágil, segundo o especialista, que cita Amazon, Google e Spotify como exemplo. “Ágil é uma forma de trabalhar diferente, qualquer pessoa pode usar”, afirma o head de práticas digitais da Bain & Company. “Sempre que se fala sobre processos que são multidisciplinares, multifuncionais, com foco no cliente e onde existe algum tipo de incerteza, esse tipo de metodologia vai ajudar.”

O que é preciso para aplicar Scrum

A incerteza é uma das características dos projetos que podem se beneficiar da aplicação de Scrum, mas há outras pré-condições, como: foco em uma oportunidade de negócio, patrocínio da liderança e tolerância ao erro.

Para os profissionais, Conde considera que as habilidades que facilitam adequação às metodologias ágeis também são muitas das que serão fundamentais para o mercado do futuro, já que a taxa das organizações que aplicam  Ágil deve crescer ao longo do tempo. Entre elas, ele destaca capacidade de trabalhar em equipe, abertura para experimentação, mentalidade de visualizar ideias como hipóteses e responsabilidade sobre o produto final.

Fonte: https://www.napratica.org.br/scrum-o-que-e-aplicacao/