Assine nossa news

A Atitude Positiva é uma Escolha!

Por: Helena Rollo

A nossa Atitude pode afectar positiva ou negativamente quem nos rodeia: os colegas no local de trabalho, a equipe que dirigimos, os nossos clientes ou a nossa própria família.
Em Comportamento Organizacional considera-se que a Atitude tem um peso mais relevante para o sucesso ou o fracasso de uma equipa ou de um projecto do que a capacidade técnica.
Segundo o Instituto de Investigação de Stanford: “O sucesso obtido em qualquer empreendimento apenas é determinado em 12,5% pelo conhecimento e em 87,5% pela capacidade em lidar com as pessoas”.
Roosevelt disse um dia:” O ingrediente mais importante na fórmula do sucesso é saber como se relacionar bem com as pessoas”.
Não podia estar mais de acordo com esta afirmação!
Existem de facto pessoas cuja Atitude lhes permite ter uma perspectiva positiva pouco vulgar e que marca a diferença. Estas pessoas têm uma atitude perante a vida que lhes permite ver Oportunidades onde outros vêm Dificuldades.
John Maxwell diz: “Existe muito pouca diferença entre as pessoas, mas essa diferença faz grande diferença. A pequena diferença é a atitude. A grande diferença é se esta é positiva ou negativa”.
Qualquer pessoa pode transformar-se numa pessoa positiva desde que o queira genuinamente!
Para o conseguir pode começar por treinar algumas das seguintes características:
1. Manter uma Atitude Vitoriosa. Mostrar-se confiante e risonho é meio caminho andado para o sucesso. Identifique os seus pontos fortes, concentre-se neles e procure aperfeiçoá-los.
2. Naturalidade, Sinceridade e Alegria – condição essencial para atrair as pessoas.
3. Optimismo: Entusiasmo + Acção = Sucesso
4. Calma: manter a calma é o segredo dos que realizam as coisas bem feitas.
5. Persistência e Determinação: Nada no mundo consegue substituir estas duas características.
6. Preparação: “Se falhar a preparar-se está a preparar-se para falhar”.
7. Coragem, Serenidade e Sabedoria:
• Coragem para mudar o que deve ser mudado!
• Serenidade para aceitar o que não pode ser mudado!
• Sabedoria para distinguir uma coisa da outra!
Segundo John Maxwell “Nós somos mestres ou vítimas da nossa atitude é uma escolha pessoal. Quem somos hoje é resultado das escolhas que fizemos ontem. O amanhã irá tornar-se o que escolhermos hoje. Mudar significa escolher mudar.””…a atitude não é permanente. Se não estiver feliz com a sua saiba que pode mudá-la”.
As pessoas têm uma tendência natural para se manterem na sua zona de conforto, no entanto em situações de adversidade são obrigadas a sair dela, e nesses casos na maioria das vezes, tornam-se melhores pessoas e com uma maior capacidade de reagir a dificuldades futuras.
A adversidade deve ser vista como uma ferramenta que nos ensina a fazer ajustes á nossa forma de fazer as coisas e a tentar novamente.
Se Edison não tivesse sido uma pessoa com uma atitude tão positiva ele teria desanimado quando aos 67 anos o laboratório que tinha construído e que era mundialmente famoso se incendiou. Mas não, reconstruiu o laboratório e continuou a trabalhar mais 17 anos.
Á luz da Programação Neuro Linguística (PNL) os nossos Resultados estão dependentes do nosso Comportamento que por sua vez está dependente do nosso Estado.
Ora sendo o nosso estado e as nossas emoções influenciadas em grande parte pela nossa fisiologia (forma como usamos o nosso corpo) e tendo em conta que o impacto da nossa comunicação é 7% palavras, 38% tom de voz e 55% fisiologia, se quisermos alterar os nossos resultados deveremos alterar principalmente a nossa fisiologia!
A PNL tem como objectivo recuperar a escolha e se já existe alguma escolha ajudá-lo a ter mais escolhas, a encontrar novos caminhos. Ao alterar o seu estado está a encontrar outros caminhos pois está a mudar a sua atitude perante si e os outros. Está a desenvolver uma característica imprescindível num mundo em contínua mudança: Flexibilidade Comportamental.
Dois dos princípios da PNL dizem:
”As pessoas não são o seu comportamento. Aceita a pessoa muda o comportamento”.
“Somos responsáveis pela nossa mente logo pelos nossos resultados”
Chris Evert, uma das maiores atletas femininas de todos os tempos, comentou: “O que separa os bons jogadores dos excelentes é a atitude mental. Se a mente for forte, consegue fazer praticamente qualquer coisa que quiser”
Deixo-vos com uma frase que resume de um modo extraordinário tudo o que foi escrito:
”A maior descoberta da minha geração é que o ser humano pode alterar a sua vida, alterando a sua atitude mental.”
– William James, psicólogo
Helena Rollo – Publicado em RH Internacional
obs: este artigo, propositadamente, foi postado em sua formatação original, com o português normalmente utilizado em Portugal