Assine nossa news

Ambientes frios e hostis: você trabalha em um?

Algumas pessoas já se acostumaram a conviver em ambientes pesados, carregados de energias negativas, onde um incomoda o outro o tempo todo. Mas o curioso é que ninguém tem coragem de ser franco e de decidir por aparar as arestas

Por Débora Martins

O que cada pessoa pode fazer individualmente para manter um bom ambiente de trabalho? Respondo: é preciso que cada pessoa trabalhe seu humor. Cada indivíduo deve ter consciência de que seu estado de humor influencia diretamente os outros membros do grupo. São gestos de gentileza e um vocabulário mais doce que tornam tudo mais leve e prazeroso.
Já visitei empresas onde as pessoas usavam a expressão “roubou” o tempo todo: “Quem roubou minha caneta?” Cinco minutos depois a pessoa que disse esta frase encontrou a tal caneta caída no chão. Acusou os colegas de trabalho de roubo e depois não se desculpou. Agora, imagine como é a convivência destas pessoas no dia a dia. Imaginou?
Há pessoas que parecem estar preparadas, armadas, prontas para explodir diante da menor provocação. É claro que existem momentos e circunstâncias em que simplesmente não dá para aguentar. As pessoas podem abusar da sua boa vontade, eu sei. Mas ainda insisto numa conversa razoável, à parte, em vez de simplesmente explodir.

Cá entre nós, quem não quer ser aceito, querido e respeitado no ambiente profissional? Dar e receber é a lei. Eu, por exemplo, sempre me surpreendo com o carinho dos leitores que acessam meus blogs e com as pessoas que comparecem em minhas palestras. Não estou livre de críticos e boicotadores. Mas miro nas pessoas especiais. Enfim, o saldo é, sem dúvidas, de novas amizades.
Um bom ambiente é a gente que faz.