Por: Raphaela Dutra Izac
Os exageros atingem muita gente que gasta no afã de “estar bem vestido”, quando na verdade, vestir-se bem dispensa grandes e fabulosos gastos, além de preservar a identidade visual da pessoa. Exageros permitem que as roupas falem mal de quem as veste.
Pelo modo de se vestir você expressa um pouco de sua personalidade. É por isso que existe a necessidade de por em prática o bom senso e conhecimentos a respeito do assunto e deixar de lado o preconceito contra dicas de moda.
Quem trabalha o dia todo sabe que a roupa ideal é aquela que chega inteira ao final do expediente, depois de um dia de “corre-corre”, horas em frente ao computador e que resiste ainda, bravamente, ao desce e sobe de escadas. Geralmente, essas peças se encaixam em um guarda roupas básico e personalizado, dependendo do cargo que você ocupe, da sua atividade profissional e das exigências de sua empresa.
É muito importante não esquecer que no trabalho, o que está em jogo são suas idéias, sua eficácia, seu desempenho e competência. Portanto, para as mulheres, uma boa dica é deixar para insinuar o corpo escultural, o bronzeado das férias, o implante de silicone ou o efeito da academia nas pernas em outro local, que não o de trabalho.
Para as executivas, o quesito aparência é mais rígido, por isso exige-se uma produção mais personalizada e discreta, sem, no entanto, perder o charme. Apostem em peças avulsas, como blazers de cores neutras, calça preta social e sapato fechado, pois permitem composições inteligentes, além de prepararem para ambientes de variações climáticas. E para não errar, crie seu visual com uma cor e variações da mesma família, o conhecido ‘ton sur ton’, investindo em diferentes texturas. Evite roupas muito esportivas e curtas, combinação de cores contrastantes, bijuterias em excesso, maquiagem carregada e no ambiente de trabalho, abomine a barriga de fora.
Já para as mulheres que têm uma maior flexibilidade na hora de se vestir, podem se sentir mais livres e se darem ao prazer de serem um pouco mais ‘ousadas’.
Apostem em calças jeans básicas, saias, camisas ou blusas brancas, bolsas e sandálias de cores neutras. O jeans é uma espécie de passaporte para quase todas as situações, porém, é preciso saber usá-lo. É um modelo que fica bem em todo tipo de corpo e como todo básico, permite algumas extravagâncias.
Evite jeans coloridos demais ou com enfeites (são modelos sazonais), jeans “over sized” (propositalmente grandes), calças “semi-baggy” (não fazem parte mais nem de museu), decotes e fendas exuberantes e estampas berrantes.
Quanto aos acessórios, eles são o acabamento final do visual. São eles que personalizam seu traje. Um acessório em excesso ou fora de lugar pode colocar em risco toda sua aparência. Permita-se, mas sem ostentação.
Fonte: http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal75/comportamento_moda.aspx
Muitos profissionais ainda não se atentaram muito bem para a questão da ética no vestir e comportamento, principalmente os profissionais que setão chegando no mercado.
Ótimas dicas de etiquetas corporativas! Sabemos que cada pessoa tem um estilo próprio, porém é necessário estar vestido de acordo a ocasião, lugar e respeitando a formalidade que o evento ou trabalho exija e ou necessite.
Já vi muita consultora de vendas ser insinuante com suas roupas e tatuagens. Vestida inclusive como se fosse para festa, balada ou azaraçao, lamentei pela imagem da empresa e colegas…
Gostei muito! Parabéns pela dica
Parabéns pela dica de etiqueta.
As roupas,além da função de proteger ocorpo, tem função social. Potanto, quem tem bom senso, deve vestir adequadamente de acordo com o local e idade.